A avaliação é uma componente central em
qualquer etapa educativa. Avaliação e a documentação da aprendizagem na
educação de infância, caminham de mãos dadas, numa visão que se distancia da
conceção de avaliação tradicional, e claro, centrada mais nos processos do que
nos resultados.
Assim, nesta perspetiva de avaliação,
podemos usar variados instrumentos de avaliação, como por exemplo a documentação,
que para nós é o ponto de partida para o estabelecimento do diálogo entre a
teoria e a prática.
Ao realizar a documentação, tendo como
base a pedagogia de Reggio Emilia, não queremos classificar ou catalogar as
crianças em níveis ou estágios de desenvolvimento, mas sim em compreender o
processo de aprendizagem de cada criança, considerando a sua individualidade,
tal como dizem as OCEPE. Destacamos na
documentação o papel da escuta proposta por Malaguzzi (Reggio Emilia) …A
conceção da criança capaz de criar/dar significados às experiências que foi
efetuando e do professor que deve estar atento para ouvir o que as crianças têm
para dizer, através das diferentes linguagens, fazendo uso de diferentes instrumentos,
para que seja possível uma constante reflexão do que foi observado, registado e
avaliado.
A publicação da documentação é a última
etapa do processo – observação, registo e reflexão. A documentação pode ser
apresentada de várias formas. Painéis, diários de cada criança ou de grupo,
escritos à mão ou em formato digital, registo gráficos, vídeos, fotografias,
etc.
Publicamos aqui, aquilo
que chamamos de painéis de documentação:
Este estilo de documentação serve como
meio de comunicação. Para as crianças, mostra que seu trabalho é valorizado e
permite que eles revisitem em e reconsiderem a experiência de aprendizagem ao
longo do tempo; para os pais, os painéis de documentação os envolve-os nas
experiências diárias de aprendizagem dos seus filhos; e para professores, serve
como ferramenta para avaliação, intercâmbio de ideias e desenvolvimento
curricular.
Desta forma, a documentação cumpre o seu
papel principal de estabelecer os protagonistas do processo educativo –
Professor, crianças e família.
Referências Bibliográficas:
Hoyuellos, A. (2004). La
ética en el pensamiento e obra pedagógica de Loris Malaguzzi.
Barcelona: Rosa Sensat-Octaedro.
Parente, C. (2010). Avaliação: observar e escutar as aprendizagens das crianças. Cadernos de Educação de Infância, 89, 34-37.
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