Triquicibernautas

08/10/2017

A avaliação é uma componente central em qualquer etapa educativa. Avaliação e a documentação da aprendizagem na educação de infância, caminham de mãos dadas, numa visão que se distancia da conceção de avaliação tradicional, e claro, centrada mais nos processos do que nos resultados.
Assim, nesta perspetiva de avaliação, podemos usar variados instrumentos de avaliação, como por exemplo a documentação, que para nós é o ponto de partida para o estabelecimento do diálogo entre a teoria e a prática.
Ao realizar a documentação, tendo como base a pedagogia de Reggio Emilia, não queremos classificar ou catalogar as crianças em níveis ou estágios de desenvolvimento, mas sim em compreender o processo de aprendizagem de cada criança, considerando a sua individualidade, tal como dizem as OCEPE.  Destacamos na documentação o papel da escuta proposta por Malaguzzi (Reggio Emilia) …A conceção da criança capaz de criar/dar significados às experiências que foi efetuando e do professor que deve estar atento para ouvir o que as crianças têm para dizer, através das diferentes linguagens, fazendo uso de diferentes instrumentos, para que seja possível uma constante reflexão do que foi observado, registado e avaliado.
A publicação da documentação é a última etapa do processo – observação, registo e reflexão. A documentação pode ser apresentada de várias formas. Painéis, diários de cada criança ou de grupo, escritos à mão ou em formato digital, registo gráficos, vídeos, fotografias, etc.
Publicamos aqui, aquilo que chamamos de painéis de documentação:





Este estilo de documentação serve como meio de comunicação. Para as crianças, mostra que seu trabalho é valorizado e permite que eles revisitem em e reconsiderem a experiência de aprendizagem ao longo do tempo; para os pais, os painéis de documentação os envolve-os nas experiências diárias de aprendizagem dos seus filhos; e para professores, serve como ferramenta para avaliação, intercâmbio de ideias e desenvolvimento curricular.
Desta forma, a documentação cumpre o seu papel principal de estabelecer os protagonistas do processo educativo – Professor, crianças e família. 

Referências Bibliográficas: 

Hoyuellos, A. (2004). La ética en el pensamiento e obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Rosa Sensat-Octaedro. 

Parente, C. (2010). Avaliação: observar e escutar as aprendizagens das crianças. Cadernos de Educação de Infância, 89, 34-37.

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