O caminho faz-se caminhando e os instrumentos
de pilotagem, que nos ajudam na planificação, gestão e avaliação das atividades
educativas participadas por nós e nos proporcionam aquisições de normas de vida
democrática, começam a aparecer. Depois do “Acho bem” e “Acho mal” e do Quadro
dos “Padrinhos e Afilhados”, introduzimos agora o "Mapa de Presenças e
Faltas". Este ano, porque
somos um grande e muito heterogéneo, dos quais 10 de nós são de 3 anos, optamos
(para já) por termos dois mapas.
O primeiro à semelhança dos últimos anos,
bebemos inspiração no modelo da escola moderna, (MEM), numa tabela de dupla
entrada. O segundo, também é um quadro de duas entradas, mas muito mais
simples, sendo que é semanal, enquanto o outro é mensal.
Aos dias da semana (mês) estes,
corresponde ainda uma foto, para ser mais simples a identificação. A cada dia
do mês, foi ainda feita a correspondência à cor da "Agenda Semanal” ou
“Rotina semanal”, que é um instrumento "que ajuda a regular o que
acontece na sala de atividades, e que conta a história da vida do grupo. Assim, começamos a desenvolver as noções de
tempo. A cada dia, foi associada
uma cor e uma atividade “especial”, para melhor identificação do dia da semana.
“As rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma”
(Escola Moderna, 2009b: 4).
A partir de ontem, os que têm 4 e 5 anos
todos deixam a presença (desde que não faltem), no primeiro mapa. Aqueles que já
conseguem, colocam o P
(Presente), e os que não conseguem, deixam a sua marca, como melhor
entenderem. Se algum de nós faltar, o par responsável pelo Mapa de Presenças
(responsabilidade semanal), coloca ao final do dia o F(Falta).
(mapa que também está quase a
entrar na sala)
Os nossos amigos de 3 anos, colocam a sua
fotografia no dia correspondente. Se algum faltar, o espaço dele (a) fica em
branco.
Desta forma,
aprendemos a organizar o nosso pensamento, a adquirir noções temporais e
sequêncializadas e aumentamos
a nossa autonomia.
0 comentários:
Enviar um comentário