Triquicibernautas

03/10/2017

O caminho faz-se caminhando e os instrumentos de pilotagem, que nos ajudam na planificação, gestão e avaliação das atividades educativas participadas por nós e nos proporcionam aquisições de normas de vida democrática, começam a aparecer. Depois do “Acho bem” e “Acho mal” e do Quadro dos “Padrinhos e Afilhados”, introduzimos agora o "Mapa de Presenças e Faltas". Este ano, porque somos um grande e muito heterogéneo, dos quais 10 de nós são de 3 anos, optamos (para já) por termos dois mapas.
O primeiro à semelhança dos últimos anos, bebemos inspiração no modelo da escola moderna, (MEM), numa tabela de dupla entrada. O segundo, também é um quadro de duas entradas, mas muito mais simples, sendo que é semanal, enquanto o outro é mensal.



Aos dias da semana (mês) estes, corresponde ainda uma foto, para ser mais simples a identificação. A cada dia do mês, foi ainda feita a correspondência à cor da "Agenda Semanal” ou “Rotina semanal”, que é um instrumento "que ajuda a regular o que acontece na sala de atividades, e que conta a história da vida do grupo.  Assim, começamos a desenvolver as noções de tempo. A cada dia, foi associada uma cor e uma atividade “especial”, para melhor identificação do dia da semana. “As rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma” (Escola Moderna, 2009b: 4).


A partir de ontem, os que têm 4 e 5 anos todos deixam a presença (desde que não faltem), no primeiro mapa. Aqueles que já conseguem, colocam o P (Presente), e os que não conseguem, deixam a sua marca, como melhor entenderem. Se algum de nós faltar, o par responsável pelo Mapa de Presenças (responsabilidade semanal), coloca ao final do dia o F(Falta). (mapa que também está quase a entrar na sala)



Os nossos amigos de 3 anos, colocam a sua fotografia no dia correspondente. Se algum faltar, o espaço dele (a) fica em branco.







Desta forma, aprendemos a organizar o nosso pensamento, a adquirir noções temporais e sequêncializadas e aumentamos a nossa autonomia.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.