“A construção da identidade passa pelo
reconhecimento das caraterísticas individuais e pela compreensão das
capacidades e dificuldades próprias de cada um, quaisquer que estas sejam.” (OCEPE, p.34).
Falar da identidade na educação de
infância é fundamental. Algumas atividades como: identificar os próprios gostos
e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo
único, no meio de tantos outros igualmente únicos, identificar o nome, saber a
idade, o sexo, e reconhecer semelhanças e diferenças com as caraterísticas do
restante grupo, é fundamental.
Segundo alguns estudiosos, a identidade é
um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença
entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características
físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal.
É isso que andamos a fazer...A falar de
nós. Como somos; qual a nossa raça; as características físicas; a nossa idade;
que gostos temos etc.
“Uma escola deve ser um lugar para todas
as crianças, não baseada na ideia de que todos são iguais, mas sim que todos
são diferentes.”
(Loris Malagguzi)
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