E continuamos a empreender, tal como refere o Manual do Projeto “Ter ideias para mudar o mundo” da Fundação Coração Delta, projeto esse que fazemos parte, numa iniciativa da Fundação Alice Nabeiro, em parceria com a CIM do Ave, da qual faz parte a Câmara Municipal de Vizela e do Agrupamento de Escolas de Caldas de vizela.
Nesta altura do projeto, as ideias que definimos anteriormente na sua maioria já tinham uma proposta credível. Entao, foi necessário perceber que a maioria de nós estávamos motivados para participar num projeto partilhado, porque havia ideias parecidas e interesses similares
Tendo em conta as ideias e os projetos de todos, encaminhamo-nos .em direção a dois projetos, que se fundem num só. É caso para dizer "dois em um". Isto, porque teremos que ter presente que só nos comprometemos e participamos quando nos sentimos parte integrante do projeto, que leva a nossa identidade e conta com os nossos contributos.
Assim, estivemos a partilhar as nossas ideias, ou seja, o projeto de cada um...A perceber as ideias e o porquê das suas escolhas,
Depois deste agrupamento em que verificamos que havia um grupo de oito, com a cor vermelha e um grupo de seis com a cor verde, a professora pediu aos nossos amigos com autocolantes diferentes que contribuissem com ideias para enriquecer os projetos dos colegas.
Em suma, nesta atividade aprendemos (mais uma vez) a partilhar e respeitar as ideias dos nossos amigos, a trabalhar em grupo, de forma divertida e dinâmica.
Nesta altura do projeto, as ideias que definimos anteriormente na sua maioria já tinham uma proposta credível. Entao, foi necessário perceber que a maioria de nós estávamos motivados para participar num projeto partilhado, porque havia ideias parecidas e interesses similares
Tendo em conta as ideias e os projetos de todos, encaminhamo-nos .em direção a dois projetos, que se fundem num só. É caso para dizer "dois em um". Isto, porque teremos que ter presente que só nos comprometemos e participamos quando nos sentimos parte integrante do projeto, que leva a nossa identidade e conta com os nossos contributos.
Assim, estivemos a partilhar as nossas ideias, ou seja, o projeto de cada um...A perceber as ideias e o porquê das suas escolhas,
( A música deste pequeno filme, fala precisamente do trabalho de equipa e da partilha)
Identificamos as ideias que consideramos possíveis de realizar e que pretendemos levar a termo. Articulamos os projetos que respeitam os nossos gostos e a nossa sensibilidade e por fim classificamos por afinidade as ideias e os projetos e demos cores (autocolantes) aos projetos similares e iguais. Ou seja, os projetos com características semelhantes possuem uma determinada cor que os diferencia dos outros. E fomo-nos agrupando com a cor correspondente.Depois deste agrupamento em que verificamos que havia um grupo de oito, com a cor vermelha e um grupo de seis com a cor verde, a professora pediu aos nossos amigos com autocolantes diferentes que contribuissem com ideias para enriquecer os projetos dos colegas.
E foi assim que com a ajuda da nossa professora reformulamos as nossas ideias e elaboramos um projeto único, mas onde constam as ideias de todos.
Por fim registamos o Projeto Comum ...
E realizamos o desenho do novo projeto, que para já não vamos revelar...Mas que já dá para perceber.
E desta forma surgiram compromissos verbais entre nós que iremos consolidar na prática.
0 comentários:
Enviar um comentário