A manhã estava chuvosa e a nossa
professora ainda hesitou na ida ao Ginásio. Mas como nós estávamos cheios de
vontade de ir e como o ginásio é logo ali ao lado, lá fomos com capuchos na
cabeça e os guarda chuvas para nos proteger da "chuvita" que teimava
em cair. Ainda tivemos ajuda de duas mães, o que foi fantástico.
A alegria foi imensa assim que chegamos,
pois já não vínhamos há três semanas. A vontade de explorar o espaço era
enorme.
:
Hoje estivemos a fazer uma sessão de
psicomotricidade... E agora damos voz à nossa professora para ela explicar o
que é isto:
A coordenação
motora na criança é estimulada desde muito cedo. Trabalhar a motricidade
tanto fina como ampla é algo muito importante em todos os níveis da Educação de
Infância, pois o desenvolvimento motor é um processo sequencial e contínuo
relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica.
A Coordenação motora é a capacidade que temos de coordenar os movimentos
decorrentes da interação entre o cérebro e as unidades motoras dos músculos e
articulações. É a capacidade de usar de forma eficiente e
precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e
específicos.
Em cada idade o
movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de
determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no
desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no
domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio
(Fonseca, 1988).
A coordenação motora grossa ou ampla é aquela que permite a criança dominar
o corpo no espaço, ou seja, pular, caminhar, correr, dançar, contornar
obstáculos, etc. As brincadeiras e jogos infantis exercem um
papel que vai muito para além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de
diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento
intelectual da criança.
Foi uma Diversão...Adoramos o ginásio!
0 comentários:
Enviar um comentário