Triquicibernautas

11/02/2016

Depois de três dias de interrupção letiva, regressamos hoje à escola. Um dia chuvoso, como aliás têm sido os últimos dias. E foi a falar da chuva que começamos o nosso dia ao redor da mesa grande. É que segundo a maioria de nós, a chuva não nos deixou festejar o carnaval como queríamos.
Então fomos observar o nosso pluviómetro e reparamos que a água já estava no número 20, o que quer dizer, que tem realmente chovido muito.
Nesta conversa sobre a chuva, relembramos a história da "Gota Gotinha", que demos conta Aqui, e a dada altura o Afonso F. diz que a chuva também pode ficar em neve se estiver muito frio. Isto levou-nos a falar dos estados da água, "Líquido, sólido e Gasoso" e obviamente a ver na ação, ou seja, na prática, como é que isto funciona.
Primeiro vimos a história "Era uma vez uma gotinha de água", que se parece um pouco com a "Gota Gotinha", só que esta história refere realmente os três estados da água.
Depois vimos este pequeno vídeo que está em espanhol, mas que a nossa professora ia traduzindo, mas muitos de nós dizíamos: "Estamos a perceber...A fala é parecida com a nossa."
Por fim, fomos para a ação. Colocamos água pura (estado líquido) em recipientes de vidro, com tamanhos diferentes e metemos no congelador. A ideia é vermos depois a água em estado sólido.



Umas horas mais tarde retiramos os recipientes do congelador e verificamos que a água estava sólida, ou seja, estava em gelo.





Quando tiramos o gelo dos recipientes, o gelo da taça maior ainda não estava bem congelado e partiu-se. Até foi bom isto acontecer, porque assim também verificamos que deveríamos ter deixado mais tempo no congelador.
Depois a nossa professora deu-nos um bocado de sal e disse-nos para "polvilhar" o sal por cima do gelo. Que iria acontecer?


O gelo começou a partir-se ...O sal estava a derreter o gelo. Parecia que estava a formar pequenas fendas. "Parece uma rocha estalada".

E se pintássemos as "rochas"? Foi o que fizemos. ao colocarmos corante às cores (só tínhamos duas), a tinta vai destacar as fendas. Ora vejam!


Desta forma obtivemos "rochas" de gelo colorido...


E também percebemos que quanto mais sal deitarmos, mais o gelo estala e derrete. É por isso que se põe sal nas estradas quando estas têm neve ou gelo!

Nota: Amanhã vamos "experimentar" o estado gasoso!

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