Com a chegada dos aniversariantes de
novembro, (os anteriores foram em setembro, e ainda cá não estávamos, embora tivéssemos
comemorado) surgiu a necessidade da construção de mais um instrumento de gestão
do quotidiano - o quadro de aniversários, que só agora terminamos.
Conversamos sobre o assunto, e concluímos
que o quadro deveria ter os meses do ano; os nomes e números dos respetivos
meses; imagens dos meses (fotos nossas para associar aos respetivos meses); a
nossa fotografia com o dia do mês em que fazemos anos.
Deitamos então mãos ao trabalho, e mais
uma vez fomos implicados na construção de um instrumento de regulação social no âmbito
do grupo.
Começamos por fazer estas fotos bem
divertidas…
E de seguida passamos à ação.
O nosso quadro de aniversários consta do seguinte:
De um lado fica um quadro com os 12 meses, e as nossas fotos com o dia do aniversário, no sentido “Ainda vamos fazer anos”. No dia que fazemos anos, a nossa foto passa para outro quadro, ou seja, para a “Linha do Tempo”, que contém os 12 meses, correspondendo a cada mês a foto que está no quadro anterior, com o sentido “Já fizemos”.
A análise de conteúdo de um quadro como este possibilita a integração de outras aprendizagens como a emergência da matemática. A contagem, a correspondência do número (algarismo) à quantidade, o conjunto de crianças que fazem anos naquele mês, a pertença ou não a esse conjunto, a ligação do número cardinal (um) ao ordinal (primeiro) etc.
Para finalizar este quadro irá ajudar a celebrar algo tão importante como o aniversário de cada um, com todos os afetos que isso envolve e partilhar com o aniversariante um momento de felicidade imensa.
2 comentários:
Muito bem, um ótimo instrumento, muito bem elaborado, de fácil leitura e, como sempre, muito bem fundamentado! Parabéns aos triquiteiros aniversariantes!
Muito bem! O trabalho do pré-escolar só faz sentido se for co construído, contextualizado e de fácil acesso e uso. Excelente quadro de aniversários.
Enviar um comentário