Hoje foi sem dúvida um grande dia, ou seja, uma grande manhã. As portas da escola abriram-se para os 22 Triquiteiros e para os restantes amigos (outras salas).
Entraram de "sorriso arreganhado", os 12 antigos e os 10 novos. Os antigos, estavam alegres pelo reencontro dos amigos e dos adultos que os acompanham nesta aventura da aprendizagem, e os novos, com alguma ansiedade, mas cheios de expectativa, quanto ao que iam encontrar.
Este anos somos um grupo de 8 crianças de 5 anos, 4 de 4 anos e 10 de 3 anos.
Com os Triquiteiros novos vieram os pais, mas por muito pouco tempo. Os mais velhos explicaram tudo aos mais novos Triquiteiros ... os pais puderam regressar às suas ocupações profissionais, e a manhã decorreu com tranquilidade, entre brincadeiras nas áreas da sala, e no exterior, assim que a chuva parou...Não houve choros, nem lágrimas ao canto do olho.
Os pequenos, mas grandes protagonistas da manhã de hoje, partiram à descoberta do espaço sala... do espaço, que a partir de hoje, se torna a sua segunda casa.
Os mais antigos, seguiram-lhes os passos, mostrando que ainda sabiam as regras da sala, e que não se esqueceram das rotinas. É claro, que tiveram um bocadinho de dificuldade, ao aperceberem-se que os amigos novos, não sabiam arrumar e não sabiam colocar os materiais no sitio certo. Como diz a Gabriela: "Vão ter muito que aprender...Nós vamos ajudar. Isto é só o primeiro dia."
No meio disto tudo, fomos enchendo balões para lançarmos ao ar no exterior, assim que a chuva parasse. (Foi o que fizemos, e foi uma festa)
A manhã não ficou por aqui. Tivemos mais uma surpresa. A Ana Luísa fez 6 anos ontem, e hoje teve o 1º dia no primeiro ciclo. No entanto, quis festejar connosco o seu aniversário. No final da apresentação na sua nova escola, veio ter connosco, e trouxe alguns dos Triquiteiros do ano passado, assim como os pais destes. Este momento foi muito bom...sinal de que os laços afetivos continuam.
Todos juntos, cantamos os parabéns. O Rodrigo Portas, que também fez anos ontem (5 anos), ladeou a Ana, assim como, o irmão desta.
Ainda tivemos tempo, de ouvir a história "A casa da Mosca Fosca", que aqui deixamos, para poderem relembrá-la em casa com os pais, se assim o entenderem.
Como por magia, a manhã voou, e estava na hora de regresso a casa. Amanhã regressamos, para um dia já completo, para continuar a brincar, a explorar os cantos à casa, e para ser feliz. Porque, aqui vamos ser muito felizes. Como diz Sebastião da Gama, "Tudo o que quero é que eles sejam felizes." Até amanhã!
3 comentários:
Já começaram... continuem a ser felizes!
Beijinhos fixes para todos os triquiteiros ;-)
Esqueci-me de referir que "roubartilhei" a vossa frase de abertura do blogue, primeiro porque gosto muito dela e segundo porque veio mesmo a propósito... não se importam pois não?
É que eu acho que estas frases bonitas e que ensinam coisas tão importantes, são um bocadinho como o Cuquedo, gostam de andar "de lá para cá e de cá para lá" ;-)
Beijinhos fixes
Juca, é como dizes... estas frases são sábias, e devem ser partilhadas, de "lá para cá, e de cá para lá". Além disso, o "roubartilhar", é também sinal do nosso "modo de fazer pedagógico".
Beijinhos Triquiteiros
Enviar um comentário