Triquicibernautas

29/09/2014

A dimensão socio-afetiva implica, como conduta, a capacidade ou competência para estabelecer um vínculo afetivo com o outro, o que pressupõem saber exprimir sentimentos, afetos e emoções.
Uma boa parte das aprendizagens de socialização,  realiza-se  no seio da nossa família, nas brincadeiras com os outros, e no nosso espaço “sala de atividades”. 
O espaço da nossa sala, onde decorre a aprendizagem pela ação, está organizado de forma a possibilitar que nós efetuemos escolhas. É-nos oferecido condições de fazer descobertas e nos relacionarmos com o mundo à nossa volta. Nos diferentes espaços, realizamos atividades e experiências ao nosso ritmo e nos momentos de trabalho autónomo, a pares, em pequeno e grande grupo fazemos aprendizagens sociais importantes, pois aprendemos a estar em grupo, a escutar os outros, a respeitar as regras, a trocar experiências, partilhar e cooperar.
Aqui neste texto, vamos debruçar-nos apenas aos tempos de trabalho a pares e em pequeno grupo.
Além do que já referimos, o  tempo de trabalho em pequenos grupos permite que um grupo de crianças experimente em conjunto os mesmos materiais, interagindo e comunicando.



Os momentos de trabalho entre pares oferecem a cada um, uma partilha de saberes, bem como favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e de linguagem, bem como  atitudes de cooperação.



E assim vamos organizando o nosso ambiente educativo, ancorados no “nosso modo de fazer pedagógico”, e apoiados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. "O contexto institucional de educação pré-escolar deve organizar-se como um ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. (...) Esta organização diz respeito às condições de interacção entre os diferentes intervenientes - entre crianças, entre crianças e adultos e entre adultos - e à gestão de recursos humanos e materiais. (...) Por todas estas razões se considera que a organização do ambiente educativo constitui o suporte do trabalho curricular do educador.”

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.