O Mapa de Actividades é feito" numa tabela de duas entradas, onde na coluna da esquerda se alinham verticalmente os nomes dos alunos e na linha horizontal superior se ordenam as actividades directamente propiciadas pelos instrumentos e materiais que integram as áreas educativas (leitura, escrita, ciências etc...)" (In,Modelos Curriculares para a educação de Infãncia, pg.133).
Começamos por escrever o nosso nome e analisar o mapa que será Semanal/Mensal.
E como é que isto funciona?
Sempre que vamos para uma área abrimos um círculo com a côr do dia e quando saímos fechamos esse círculo.
Vejam como já conseguimos fazer...
E em que é que isto vai ajudar o grupo/criança.
Vai responsabilizar a criança a cumprir aquilo que planeou no inicio do dia, a registar as suas áreas escolhidas, a ler uma tabela de duas entradas, a identificar o seu nome e identificar e associar as áreas que planeia e no final da semana/ mês a tomar consciência através da observação e análise dos círculos nas diferentes áreas, quais as áreas que mais ou menos trabalhou e assim perceber que aquelas que têm menos círculos terão que ser mais trabalhadas na semana/mês seguinte.
Isto vai fazer com que a criança participe no seu processo de desenvolvimento, porque (ex: tenho que trabalhar mais na área das ciências, porque esta semana/mês só fui 3 vezes).
0 comentários:
Enviar um comentário