Deixar a criança aprender
através da sua própria ação, leva a uma aprendizagem ativa, estimulando a imaginação
e incentivando-a a ter uma boa imagem de si própria. Nesta prática
pedagógica a criança é tomada como o centro da aprendizagem, participando,
colaborando e manifestando os seus interesses, exercitando a sua iniciativa e
autonomia.
O tempo de trabalho autónomo é sinónimo
disto que acaba de ser referido. Senão vejamos o que fizeram duas amigas
nossas:
A M.D. queria muito fazer uma colagem
sozinha…”puxou” dos materiais necessários, meteu mãos à obra, e cá está!
A M.L. trouxe de casa
caixas das batatas fritas “Pringles”. Vinha com uma ideia fixa. Construir "maracas" para a área da música. E não descansou, enquanto não concretizou. Com papel,
tesoura e cola, revestiu as caixas. Dentro de uma caixa colocou arroz e na outra
botões, para darem sons diferentes. E foi isso que mais tarde, quando
terminou, comunicou ao grupo.
E assim se vai
empreendendo por aqui…Triquiteiras de palmo e meio, a concretizarem os seus
projetos individuais… a construírem o seu saber!
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