Além de muitas outras atividades, de que aqui já demos conta, esta semana também já começamos a pintar. Os nossos amigos mais velhos já vinham a pedir há alguns dias, porque fazia parte da rotina do ano passado (e assim será este ano).
Pintar é representar uma imagem gráfica por meio de formas e cores. A finalidade da pintura é tripla: representativa, expressiva e decorativa.
Para nós, pintar é colorir uma superfície com cor, e é precisamente este elemento "a cor", que diferencia basicamente o desenho da pintura.
A cor estimula-nos a criatividade, e contribui para o domínio do gesto manual e do espaço gráfico, elevando as possibilidades de expressão.
Pensamos a pintura como um processo puro de criação, à margem de conteúdos sistematizados, e também, como forma de (re)criação de obras de grandes pintores, sem lhe dar a transcendência criativa que, mas obviamente coadjuva este processo.
Foi desta forma, que estivemos nesta atividade de pintura. Todos quiseram pintar. Os mais novos, criaram livremente explorando a cor, e os novos materiais, já os mais velhos, escolheram "Miró" para recriar, aplicando técnicas já nossas conhecidas.
Que ficaram assim...alguns exemplos!
"A pintura é uma poesia que se vê e não se sente..." (Leonardo da Vinci)
0 comentários:
Enviar um comentário