O mapa de presenças foi negociado com o grupo, e os Triquiteiros do ano passado deram uma grande ajuda. Assim, este é um quadro semanal, simples, dado o elevado número de crianças de 3anos. Foram eles que escolheram que a cada dia da semana corresponderia uma cor (mantiveram as cores do ano passado) e que também teriam um cartão com a fotografia e o nome que os identificaria. Além disso deram uma ajuda na sua construção.
Este mapa é uma tabela de dupla entrada com os dias da semana na fila de cima e os nomes das crianças na coluna do lado esquerdo. Para o preencheram têm um quadrado com o P de PRESENÇA na cor correspondente ao dia para colocarem no local certo, e um quadrado com F de FALTA também na cor correspondente ao dia que a criança responsável pela tarefa de verificar este mapa se encarregará de colocar.
Este mapa possibilita às crianças, interiorizar noções matemáticas; fazer interações no mapa de dupla entrada; treinar a literacia e a escrita; desenvolver a interajuda/cooperação; desenvolver a responsabilização; desenvolver a tomada de consciência de pertença do grupo; descobrir ritmos temporais; ter noção da limitação do espaço; desenvolver a motricidade fina.
Tive algumas dúvidas em utilizar este mapa no caso das crianças de 3 anos, mas também não queria que as crianças do ano anterior "regredissem". Mas... desta forma, e ao mesmo tempo vai-se criando um elo de ligação maior entre todas as crianças, onde os "mais antigos" ajudam as mais novas no preenchimento diário, numa verdadeira parceria, numa sala onde se respira um sentido social de cooperação, e aos pouquinhos todos vão começando a interiorizar este instrumento de pilotagem.
2 comentários:
Olá professora Rosa Maria!
Fico muito contente ao ver este blog e por saber que a Margarida a tem como educadora!
Parabéns pelo bom trabalho e aqui fica a minha "palavra mágica": Muito obrigado!
Muito obrigada Pai da Margarida pela confiança depositada.
Um abraço
Rosa Mª
Enviar um comentário