O Mapa de tarefas é um instrumento de pilotagem que tem uma intenção educativa, adequado ao grupo, como estratégia para desenvolver a interajuda/cooperação; a responsabilidade e a partilha de tarefas necessárias à dinâmica da sala. Os Triquiteiros participaram em cada etapa da construção deste instrumento, numa verdadeira aprendizagem cooperada, num processo democrático de partilha. Este instrumento proporcionou ainda ao grupo aquisições de normas de vida democrática.
Procuraram na internet imagens correspondentes às tarefas que achavam que deveriam cumprir e criaram em conjunto as frases correspondentes que são estas:
Procuraram na internet imagens correspondentes às tarefas que achavam que deveriam cumprir e criaram em conjunto as frases correspondentes que são estas:
Arrumar as áreas das construções e jogos calmos.
Verificar se as torneiras da casa de banho estão abertas e se o papel está no cesto do lixo.
Verificar se os meninos estão “ todos direitos” no comboio e depois será a “ máquina”.
Responsável por tratar das plantas, e dar comida aos peixes e tartaruga.
Verificar se a sala está arrumada e se não há lixo.
Responsável, por marcar as faltas, verificar as presenças e colocar os cartões do comportamento.
Responsável por contar a história do dia.
Verificar se os trabalhos e o material de expressão plástica estão nos locais certos.
Responsável pelo leite e o pão.
Depois cortaram e colaram tudo num cartaz...
Esta cartaz está divido em duas colunas, uma com as tarefas e o respectivo desenho à esquerda, e à direita os responsáveis (nomes e fotos).
Este instrumento levou-nos a fazer uma experiência. Como há muitas crianças novas, que ainda estão a interiorizar regras de vivência democrática, decidimos criar os "Padrinhos e afilhados", para a distribuição de responsabilidades nas tarefas ser feita a pares. Os mais velhos (principalmente os que já estavam na sala desde o ano passado) serão responsáveis pelos "novos", num sentido de responsabilidade efectiva , ajudando-os na respectiva tarefa. É mais uma aquisição de norma democrática, já que houve uma negociação cooperada/conjunta, pois o padrinho ou madrinha ao escolher o afilhado(a), precisou que o mais novo desse o seu aval.
E deu nisto!!! Vejam como estão felizes.
Agora, é só esperar que o tempo nos diga se todos se mostram à altura do que lhes é pedido...
0 comentários:
Enviar um comentário