O plano de atividades funciona numa grelha de dupla entrada, coletiva, alinhando-se os nomes das crianças à esquerda e as atividades na parte superior. As crianças planeiam autonomamente as atividades que pretendem desenvolver, preenchendo este instrumento com um círculo com a cor da semana que é aberta no inicio do dia e que foi previamente combinada com as crianças.
Desta forma, o grupo começa a consciencializar-se das modalidades e da organização do trabalho (planificação) e assim, começa a aperceber-se dos seus ritmos, da gestão do tempo e a desenvolver a memória do dia de trabalho, refletindo sobre o processo vivido, apropriando-se dele progressivamente. No final do dia, para que os triquiteiros não se esqueçam das atividades desenvolvidas, é feita a autoavaliação deste plano, com o fecho do círculo.
O plano de actividades expõem o que as orientações curriculares explanam, já que diariamente, as crianças planeiam as actividades que desenvolvem, iniciando os tempos de trabalho autónomo, e desta forma, esta grelha transparece a vida da sala de actividades.
Como atrás referi, colocou-se à esquerda os nomes das crianças... Cada um fê-lo ao lado da respetiva foto!
E Ficou assim!!!
Este mapa já não era novidade para os triquiteiros do ano passado, (aliás perguntavam por ele desde Setembro), mas para os mais novos foi. Para que seja melhor interiorizado, os padrinhos têm "feito o papel" deles, ajudando os afilhados nesta difícil tarefa.
0 comentários:
Enviar um comentário