Triquicibernautas

09/10/2011

Com a entrada de tantas crianças novas, é necessário que se criem estratégias para que todos se comecem a conhecer. Ora, os Triquiteiros sabem o nome dos amigos, mas também era importante saberem a idade e a respectiva data de nascimento. Desta forma irão ter consciência dos meses do ano, da sua sequência nominal, e de que estes são 12 o que corresponde a um ano.
Assim, foi feita a casa dos Aniversários, e cada mês tem janelas com a cor que as crianças escolheram correspondente ao número de crianças que fazem anos nesse mês. As janelas estão fechadas e abrem conforme vão fazendo anos.
Pintaram a casa de azul (cor que eles escolheram)!


Cada um pintou a sua "janela"!


E o resultado foi este...




Posteriormente o grupo representou em círculos o número de Triquiteiros que faziam anos em cada mês...


















 e fizeram ainda um cartaz com as idades dos meninos e meninas...






O grupo responsável explicou aos mais novos como fizeram este cartaz e para que servia!!!



Bem como foi explicado o cartaz dos meses do ano...



Os cartazes ficaram assim!!!



02/10/2011

O mapa de presenças foi negociado com o grupo, e os Triquiteiros do ano passado deram uma grande ajuda. Assim, este é um quadro semanal, simples, dado o elevado número de crianças de 3anos. Foram eles que escolheram que a cada dia da semana corresponderia uma cor (mantiveram as cores do ano passado) e que também teriam um cartão com a fotografia e o nome que os identificaria. Além disso deram uma ajuda na sua construção.


Este mapa é uma tabela de dupla entrada com os dias da semana na fila de cima e os nomes das crianças na coluna do lado esquerdo. Para o preencheram têm um quadrado com o P de PRESENÇA na cor correspondente ao dia para colocarem no local certo, e um quadrado com F de FALTA também na cor correspondente ao dia que a criança responsável pela tarefa de verificar este mapa se encarregará de colocar.
Este mapa possibilita às crianças, interiorizar noções matemáticas; fazer interações no mapa de dupla entrada; treinar a literacia e a escrita; desenvolver a interajuda/cooperação; desenvolver a responsabilização; desenvolver a tomada de consciência de pertença do grupo; descobrir ritmos temporais; ter noção da limitação do espaço; desenvolver a  motricidade fina.


Tive algumas dúvidas em utilizar este mapa no caso das crianças de 3 anos, mas também não queria que as crianças do ano anterior "regredissem". Mas... desta forma, e ao mesmo tempo vai-se criando um elo de ligação maior entre todas as crianças, onde os "mais antigos" ajudam as mais novas no preenchimento diário, numa verdadeira parceria, numa sala onde se respira um sentido social de cooperação, e aos pouquinhos todos vão começando a interiorizar este instrumento de pilotagem.


















30/09/2011

A história do Gualter (um colega novo na turma) chegou à sala dos Triquiteiros e foi deveras importante, porque fala sobre o comportamento do Carlos, e obviamente sobre a falta de regras. 

O mesmo estava a acontecer com algumas crianças que vieram de novo para esta sala, e os Triquiteiros do ano passado já estavam a "exigir" que estes tivessem regras.
Os Triquiteiros visualizaram e ouviram a história com muita atenção e no final conversaram bastante sobre as regras da sala, comparando a história com a leitura de imagens que encontraram numa revista de educação (relacionadas com esta temática). 
Fica aqui a história para poderem ver em casa,  com um agradecimento à colega Graça Capela pela partilha.

Um colega novo na turma




Posteriormente transmitiram as suas decisões em frases que estão num local visível para todos se irem lembrando.
As regras são muito importantes para a vida social e democrática da sala.


Nota: Os pais podem ajudar em casa... é só ler a história com os Triquiteiros e conversar sobre isto. 
Para termos uma educação de qualidade é necessária uma boa articulação Escola/Família. A família é a pedra chave na formação/educação das crianças. A escola ajuda a cimentar essa mesma educação e não conseguirá modificar atitudes e comportamentos, se a família não falar a mesma linguagem que a escola.



QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.