Triquicibernautas

05/11/2018

Por este Portugal fora, hoje foi dia de sensibilização para os Sismos. Nós não fugimos à regra e também o fizemos.
Este exercício nacional "A TERRA TREME" é uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Na reunião matinal, falamos desta temática e relembramos o vídeo do Terramoto de 1755 em Lisboa. (já o tínhamos visto, quando falamos da Tradição "Pão por Deus" (31 de outubro), que se festeja em algumas zonas do nosso País).




Mas afinal o que é um Sismo ou Tremor de Terra? O que fazer para nos proteger? 


Este vídeo do "Tinoni e Companhia", deu-nos uma ajuda. O exercicio "A TERRA TREME", estava marcado para as 11.05 e ficamos a perceber que quando soasse o alarme de "Sismo", teríamos que nos "BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. 


E onde nos iríamos PROTEGER? Debaixo das mesas, é claro.





Passado um minuto, saímos pela porta de emergência, para o "Ponto de Encontro", que tínhamos delineado.


E ficamos muito contentes, por nada de grave ter acontecido.



Já sabemos muito sobre os Sismos... As nossas produções, dizem isso mesmo. Casas inclinadas, árvores quebradas, estradas abertas a meio, paralelos levantados, etc.








E até gráficos de Sismos, tivemos.



Uma atividade incluída na Área da Educação para a Cidadania, que foi um sucesso. É de pequenino que se torce o pepino... É de pequenino que se promove uma cidadania ativa e participativa.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.