A organização da vida do grupo, é da
responsabilidade do grupo. O bom funcionamento da sala e do grupo derivam
bastante da forma como cada um desempenha as responsabilidades. Por essa razão,
sente-se necessidade de criar “tarefas de manutenção e apoio às rotinas”
(Formosinho, 1998: 148) distribuídas por negociação, por todos os membros do
grupo rotativa e periodicamente, para que nenhum aluno desempenhe uma tarefa
mais do que uma vez, sem os colegas a terem exercido também.
O quadro das tarefas é um instrumento de
gestão do quotidiano, que tem uma intenção educativa
adequado ao grupo, como estratégia para desenvolver a interajuda/cooperação; a
responsabilidade e a partilha de tarefas necessárias à dinâmica da sala.
Alguns exemplos do que fazemos...
Limpar as mesas...
Pôr as mesas para o
almoço.
Dar os chapéus.
Dar o leite.
Mudar a data do calendário...
Dar de comer aos peixes.
E muitas outras tarefas, que não
referimos aqui… É assim, uma expressão de construção de conhecimento social e
de iniciação à democracia, de forma ativa e participativa.
0 comentários:
Enviar um comentário