Há alguns dias atrás demos conta que a história "O Pássaro da Alma", nos estava a ajudar na regulação das emoções. Ao refletirmos sobre as gavetas da alma que a história nos fala, escolhemos aquelas que achamos mais importantes para nós. Então decidimos fazer um mural onde colocaríamos as nossas gavetas da alma, no nosso Pássaro da Alma.
A escolha recaiu nas seguintes gavetas (Para já) ... Tristeza, Alegria, Carinho, Zanga, Mimo, Amor, Fala, Silêncio, Felicidade, Asneira, Paciência e Medo.
O grupo responsável pela criação das gavetas, construiu as gavetas e etiquetou-as .
Posteriormente, este grupo, comunicou ao grande grupo o trabalho desenvolvido.
E o mural ficou assim.
Esta história levou-nos também ao "Calming Jar" - Pote da Calma , inspirado no Método Montessori, que é utilizado para relaxamento em momentos de agitação, stresse, irritação, etc. Decidimos fazer quatro potes (para já) , associando-as às gavetas do Pássaro da Alma. Então metemos no pote a Felicidade, o Medo, o Amor e a Paciência.
Para tal precisamos de: Água quente, cola glitter, líquido da loiça e purpurinas. Foi uma experiência feita em grande grupo, onde exploramos vários conceitos matemáticos e científicos.
Os Potes foram também devidamente etiquetados.
Estes potes serão um bom aliado para a nossa concentração, para refletir em determinadas situações e para estimular a nossa criatividade.
Alguns estudos sobre este método apontam
para o facto de enquanto a criança observa o movimento dos elementos que
estão dentro do frasco, consegue manter o foco, organizar e centralizar o
sistema nervoso. Consegue ainda desacelerar os batimentos cardíacos e
controlar a respiração.
Vamos ver, se conseguiremos
explicar melhor o motivo da nossa frustração e irritação, depois de nos acalmarmos com
o pote.
0 comentários:
Enviar um comentário