Começamos uma semana nova e um novo mês e com ele veio o mapa de presenças, a ficha de escovagem de dentes e a agenda semanal.
(Re)lembramos a agenda semanal e decidimos manter os mesmos dias e as mesmas cores.A agenda semanal, ou a rotina semanal é um instrumento "que ajuda a regular o que acontece na sala de atividades, e que conta a história da vida do grupo" (MEM, 1999:8). Como a semana começa e encerra num ciclo de trabalho, este valioso instrumento regulamenta quer a organização e diversificação cooperada do trabalho, do tempo e das atividades, quer as relações humanas da turma.
Assim começamos a desenvolver as noções de tempo, interiorizando e gerindo os seus intervalos. A agenda é fruto de negociação entre todos, o que reforça uma gestão partilhada das decisões e do poder essencial para sermos responsáveis. Neste instrumento inscreveram-se as atividades, que o grupo se identifica, como por exemplo a segunda (dia da notícia de fim de semana); terça (dia de novas experiências científicas); quarta (dia de ginásio; quinta (dia de ida ao monte); sexta (dia do brinquedo e dia do conselho de grupo/avaliação semanal). A cada dia, foi associada uma cor, para melhor identificação do dia da semana. “As rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma” (Escola Moderna, 2009b: 4).
A agenda semanal, ajuda-nos também na construção do Mapa de Presenças, como instrumento de gestão do quotidiano. O nosso mapa de presenças é inspirado no modelo da escola moderna, (MEM). É um tabela de dupla entrada. A cada dia do mês foi feita a correspondência à cor da "Agenda Semanal".
A partir de hoje, deixamos a nossa presença neste mapa. Colocamos o P (Presente), e os que não conseguem deixam a sua marca, como melhor entenderem. Se algum de nós faltar, o par responsável pelos quadros da sala (responsabilidade semanal), coloca ao final do dia o F (Falta)
A partir de hoje, deixamos a nossa presença neste mapa. Colocamos o P (Presente), e os que não conseguem deixam a sua marca, como melhor entenderem. Se algum de nós faltar, o par responsável pelos quadros da sala (responsabilidade semanal), coloca ao final do dia o F (Falta)
Estamos a ser cada vez mais autônomos, mais ativos, competentes, e construtores da regulação social, interpessoal e intrapessoal do grupo.
Como referimos em cima, hoje também foi dia de mudarmos o mês do ano. O instrumento que nos ajuda a construir relações temporais e espaciais é o calendário. Nele, estão identificados os dias da semana, os meses e o ano. É o par responsável semanal, que o atualiza diariamente, com informações e acontecimentos pertinentes, como é o caso dos aniversários.
Até os mais pequeninos conseguiram colocar a sua presença, sem ajuda...que crescidos estamos!
Como referimos em cima, hoje também foi dia de mudarmos o mês do ano. O instrumento que nos ajuda a construir relações temporais e espaciais é o calendário. Nele, estão identificados os dias da semana, os meses e o ano. É o par responsável semanal, que o atualiza diariamente, com informações e acontecimentos pertinentes, como é o caso dos aniversários.
E como nos mostra
Formosinho, (1998, p.148) estes mapas “funcionam sistematicamente como
plataformas de balanço e de estudo para o desenvolvimento lógico-matemático,
linguístico e social dos grupos de atores dos factos registados”, ou seja, de
nós, crianças.
Como
é referido no livro "O espaço e o Tempo na Pedagogia-em-Participação"
os instrumentos de pilotagem criam um "mundo
de possibilidades que se abre quando o fazer pedagógico não é um mero
receituário", porque as crianças ao participarem na sua
construção, compreendem e dão significado ao que estão a fazer e vivenciar!
Como podem ver, a pouco e pouco, as rotinas vão-se interiorizando. Como iniciamos outro mês e este é o mês em que se comemora a "Alimentação Saudável", estivemos a falar sobre este assunto. A história "A Bruxinha que voava numa escova de dentes" ajudou-nos a falar de como os legumes e frutas são importantes na nossa alimentação e como devemos evitar evitar os doces, gomas, rebuçados, pastilhas elásticas e alimentos açucarados, que aderem facilmente aos dentes, principalmente entre as refeições, e que devemos sempre escovar os dentes
É claro que a maioria de nós, até porque já andamos aqui há bastante tempo, referiu que devemos escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia. De manhã, depois do pequeno-almoço, e à noite, antes de ir dormir. Esta é uma das lavagens mais importantes, porque durante a noite há menor produção de saliva, havendo por isso, menor proteção dos dentes.
Como não lavamos os dentes na nossa escola, porque esta atividade necessita de uma boa supervisão e de espaço físico condigno, o que nós não temos, então para responsabilizar os nossos pais na escovagem diária em casa e para nós adquirirmos com mais facilidade esse hábito, temos esta “Ficha de registo diário de escovagem de dentes em casa”, que no final do mês devolvemos à escola, para se fazer uma avaliação conjunta. Tem corrido muito bem…Vamos lá ver como nos portamos este ano.
Hoje já foi para casa…Os nossos pais devem ler com muita atenção as indicações contidas na referida ficha de registo.
Se algum dos nossos visitantes estiver interessado nesta ficha, ela encontra-se Aqui . É só fazer o download.
Hoje já foi para casa…Os nossos pais devem ler com muita atenção as indicações contidas na referida ficha de registo.
Se algum dos nossos visitantes estiver interessado nesta ficha, ela encontra-se Aqui . É só fazer o download.
Então, boas escovadelas!
Como diz a nossa professora e é o que aqui tentamos fazer - "Para que o educador
possa fazer um bom planeamento, adequado ao grupo, tem de refletir na e sobre a
sua ação educativa. Ou seja, deve "anteceder" situações e
experiências de aprendizagem, deve refletir nos instrumentos e estratégias de
aprendizagem. As crianças devem participar nesta etapa, e o educador tem de
criar oportunidades educativas que favoreçam a aprendizagem cooperada, num
processo democrático de partilha.” (Alves, R.M., 2011)
0 comentários:
Enviar um comentário