Lembrando as cem linguagens da criança, de Loris Malaguzzi (1997):
“A criança é
feita de cem.
A criança tem cem mãos cem
pensamentos
cem modos de pensar de jogar
e de falar.
Cem sempre cem modos de
escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e
compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar…”
Começamos o dia a falar novamente das nossas mãos e a associá-las a várias situações, onde elas nos são preciosas, tais como nas nossas várias linguagens. Uma dessas linguagens é a música... Precisamos das mãos para fazer a escala musical, para explorar instrumentos e sons, para inventar e descobrir nova melodias.
Para terminar esta "Linguagem Musical" o D., sugeriu dar um concerto. Autonomamente escolheu os músicos e o dançarino, e saiu isto.
Quando falamos de música, também falamos de pautas e notas musicais. E não é que os nossos amigos de 5/6 anos, já dão um "pezinho de dança" neste assunto. Hoje, estiveram a descobrir o "Dó, Ré e Mi". Mais uma linguagem, em que as mãos são uma mais valia.
À quarta-feira de tarde, temos como rotina, a educação física no ginásio da Escola Básica de Vizela. Hoje não fugiu à regra e lá estivemos a dar voz a mais uma linguagem...a motora e corporal.
No Mimi Trampolim já estamos craques...Pena, as fotos terem ficado tremidas (é dos nossos saltos ).
Para terminar, o sol deu um "ar de graça", pelo que aproveitamos o espaço exterior, para brincar e dar asas à nossa imaginação.
Parece que os triciclos precisavam de ir às "boxes"
Exploramos o espaço...
Descobrimos as sombras no exterior.
E até aproveitamos a boleia da professora para escorregar.
Mais um dia fantástico... Aqui somos felizes!
0 comentários:
Enviar um comentário