Já tínhamos começado há algum tempo, mas
só agora terminamos. Com a chegada dos aniversariantes de outubro e novembro,
(os anteriores foram em agosto e setembro, e ainda cá não estávamos, embora
tivéssemos comemorado) surgiu a necessidade da construção de mais um
instrumento de gestão do quotidiano - o quadro de aniversários.
Conversamos sobre o assunto, e
concluímos que à semelhança do ano anterior, que o quadro deveria ter os meses
do ano; os nomes e números dos respetivos meses (que amanhã iremos colocar,
porque a responsável por esta tarefa faltou); imagens dos meses (fotos nossas
para associar aos respetivos meses); a nossa fotografia com o dia do mês em que
fazemos anos…Umas fotos bem divertidas.
Deitamos então mãos ao trabalho, e mais
uma vez fomos implicados na construção de um instrumento de regulação social no
âmbito do grupo.
A análise de conteúdo de um quadro como
este possibilita a integração de outras aprendizagens como a emergência da
matemática. A contagem, a correspondência do número (algarismo) à quantidade, o
conjunto de crianças que fazem anos naquele mês, a pertença ou não a esse
conjunto, a ligação do número cardinal (um) ao ordinal (primeiro) etc.
Para finalizar, este quadro irá ajudar a celebrar
algo tão importante, como o aniversário de cada um, com todos os afetos que isso
envolve e partilhar com o aniversariante um momento de felicidade imensa
0 comentários:
Enviar um comentário