Este ano ganhamos no nosso JI, uma nova
sala. Isto é…Não perdemos crianças, antes pelo contrário, temos todas as turmas
com 25 crs. cada. Só que, passamos a estar inseridos no centro escolar de
S.João/Enxertos, e a "escola mãe" tem duas salas de pré-escolar, e nós ficamos no
espaço antigo (que é tão giro, grande, espaçoso) com mais duas salas.
Então como nos sobrava uma sala, a nossa
vontade foi a de dar “voz” a esse espaço. E como? Nada mais, nada menos, como
diz a Isabel “num apartamento”, ou melhor num “T2”.
Querem ver como ficou?
Este espaço é utilizado por nós, e pela
turma D, separados ou em conjunto, e hoje resultou muito bem, e assim vai
continuar. E é desta forma, que nos vamos relacionando com o espaço. Defendemos que o crescimento harmonioso e global das
crianças deve conter experiências significativas de apropriação do espaço,
através do jogo, de modo a que nos liguemos emocionalmente, nos socializemos, a
que seja impulsionada a autonomia, a interação entre pares, etc.
Mas o
dia (hoje já no horário normal), também foi aproveitado para a exploração de
todos os outros espaços da nossa sala.
E
desta forma, o ambiente onde nos movemos ganha significado, pela maneira como
realizamos experiências de aprendizagens, de forma a um suporte estrutural de
atividades, com significado marcante para o nosso quotidiano.
0 comentários:
Enviar um comentário