Segunda-feira (21 setembro), abrimos as portas
a 25 crianças! Destes 25, 10 são novos nestas andanças, e claro, novos
Triquiteiros.
Depois da reunião de pais que já tivemos
(com adesão máxima), em que já deixamos informações importantes para o bom funcionamento
do ano letivo, deixamos agora alguns conselhos úteis, necessários à boa adaptação dos vosso(as) filhos(as).
1 – Fala com o seu (sua) filho (a),
sobre o Jardim de Infância. Diga-lhe que é um local familiar. Fale-lhe sobre os amigos com quem
vai brincar, como vai jogar, fazer pinturas, apelando especialmente às coisas
de que ele gosta. Isto irá presentear uma ideia positiva e alegre sobre esta
nova fase.
2 - No primeiro dia é importante que leve o seu filho(a)
ao jardim-de-infância. Com bastante tempo, faça as coisas com alguma calma, não
vá a correr deixá-lo à porta. Vá com o seu filho (a) e fique lá com ele(a)
algum tempo. Pode aproveitar para brincar com ele (a), com os seus novos
amigos, interagir com a educadora e com outros pais. Faça-o sentir que aquele
espaço é dele, mas que está lá para o apoiar. Esta partilha vai fazer com que
ele se sinta mais confiante e a adaptação será mais fácil para ele e para si. Mas, não demore
muito neste primeiro dia. Venha e veja a sala do seu filho(a) ajude-o a
encontrar algo para fazer, dê-lhe um abraço e um beijo e diga-lhe para ter um
grande dia. Mesmo que seu filho(a) fique a chorar ele(a) vai adaptar-se melhor
depois que você sair, e os professores estão acostumados a lidar com as
lágrimas dos primeiros dias do início do ano letivo.
3 - Deve fazer-se uma incorporação
progressiva. Sempre que as oportunidades pessoais e profissionais permitirem
aos pais, levem a criança por exemplo, só de manhã na primeira semana.
4 - Para que a mudança não seja tão abrupta, é
importante que sejam alterados os horários que tiveram em tempo de férias e os
adaptem ao “tempo de escola”. Ir mais cedo para a cama é essencial, e uma boa
noite de sono é muito importante para que as
crianças sejam bem-sucedidas na escola. 10 a 12 horas de sono por noite
é o tempo necessário e recomendado para crianças pequenas.
5 - Ajuste a sua rotina diária para se
adequar à programação do dia-a-dia da escola. Habitue o seu filho(a) a
levantar-se cedo, almoçar mais tarde e a passar algum tempo a fazer projetos de
diversão ou atividades em conjunto que ajudará a colocá-lo em modo de
aprendizagem, pronto para a escola.
6 - Quando você diz adeus ao seu
filho/filha na escola, faça-o rapidamente, sem drama. Despedidas de
comprimento, como ("Eu vou voltar, só vou comprar pão") ou melodrama
("Oh, meu filho, não chore, por favor, porque a mãe fica muito
triste...") só vai tornar mais difícil este momento. Deve dizer sempre “Eu
volto…mais logo, estou aqui!”.
7 - Se a criança quiser trazer um objeto
que lhe transmita segurança e conforto, deixe-a trazer. Para alguns poderá ser
a almofada, o ursinho, a boneca, o carrinho. O objeto em si não importa, o
importante é ser uma referência que lhe dá tranquilidade.
8 - Tente manter o seu filho(a) na
escola, apenas e se possível dentro do horário letivo. Depois de um longo dia
na escola, as crianças precisam de tempo para relaxar e descansar do seu dia.
9 - Um pequeno-almoço saudável é muito
importante. Escolha um pequeno-almoço que forneça bastante energia. É difícil
concentrar-se em qualquer outra coisa quando se fica com fome.
9 - Se o seu filho(a) está acostumado a
comer fora da mesa, é hora de mudar isso.
Há regras que têm de ser implementadas, e estar sentado à mesa durante a
refeição é uma delas. Comer com a família na hora do jantar vai dar ao seu
filho(a) uma boa chance de falar com você sobre o seu dia.
10 - Pais ansiosos e chorosos no momento da separação do
filho geram crianças ansiosas e desconfiadas na capacidade protetora das outras
pessoas. Devem sempre confortar a criança, dizendo-lhe que a separação é apenas
temporária e garantindo-lhe que no final do dia a irão buscar. É essencial
prepararem-se para a possibilidade de a criança chorar ou até berrar. Este comportamento
é bastante normal, pois é a forma como a criança expressa o seu
descontentamento com algo. Os pais devem ser corajosos e, simultaneamente carinhosos.
Dar um beijinho, um abraço e deixar a educadora assumir o seu trabalho.
11 - Numa fase inicial, e caso haja choro e birras, os
pais não devem cair na tentação de retirar a criança do Jardim de Infância,
quando mostra dificuldades de adaptação. A criança pode inclusive manifestar a sua
insegurança através de uma mudança no comportamento; ela pode voltar a ter
comportamentos infantilizados que não correspondem à sua idade cronológica, por
exemplo, passar a fazer xixi na cama quando já abandonou este hábito;
dirigir-se ao quarto dos pais durante a noite, deixar de comer, tornar-se
constantemente agressiva, etc… Isto é normal. Reforcem que o jardim-de-infância
é um “lugar amigo, a ao fim de algum tempo a evolução será significativa, a
integração far-se-á e ficarão de certeza felizes.
12 - Devem acima de tudo, transmitir-lhes segurança e
motivação para terem uma maior confiança na exploração do mundo que os rodeia…
13 - Por fim…Dialoguem bastante com o educador
(educadora)
A maioria das crianças
faz muito bem a adaptação ao Jardim de Infância. Aborde o ano, com entusiasmo e
excitação, o seu filho(a) seguirá certamente o seu entusiasmo … Não demorará
muito até você perceber que a transição para o jardim de infância é tão fácil
como ABC!!!
Bom
ano letivo!!!
(adaptado de http://www.teachpreschool.org/2012 /http://unikids.com.ec/blog/?p=1783)
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