Já aqui referimos que andávamos ás voltas com as medidas de cada um de nós. A noção de que D.Afonso Henriques era um homem muito alto, levou-nos a ver - experimentando a medida de cada um de nós.
Mas não vimos só a medida que temos
agora. Fomos um pouco mais além, ou seja, comparamos a medida que tínhamos quando
nascemos e o que medimos agora.
Pedimos aos nossos pais que nos
enviassem a nossa medida de nascimento, e estivemos a “ler” e interpretar as medidas de então e de agora.
Decoramos as nossas "medidas" a gosto...
E fizemos um gráfico de comparação.
Que adoramos explicar aos nossos amigos.
Para além de compararmos as nossas alturas, ainda fizemos comparações com os nossos colegas. como por ex: "Eu sou mais alto(a) que..."; "Eu quando nasci media mais que...".
Como diz o ME (2010) “A
Matemática está presente nas brincadeiras das crianças, cabendo ao educador um
papel crucial, nomeadamente: no questionamento que promove; no incentivo à
resolução de problemas e encorajamento à sua persistência; no proporcionar
acesso aos livros e histórias com números e padrões; no propor tarefas de
natureza investigativa; na organização de jogos com regras; no combinar
experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da Matemática
(o mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…”
2 comentários:
Excelente trabalho! Medição, registo, comparação, seriação...espetacular.
Parabéns!
Laura e piratinhasnoji.blogspot.com
Obrigada Laura e Piratinhas. Beijinhos
Enviar um comentário