Triquicibernautas

05/02/2015

Já aqui referimos que andávamos ás voltas com as medidas de cada um de nós. A noção de que D.Afonso Henriques era um homem muito alto, levou-nos a ver - experimentando a medida de cada um de nós.
Mas não vimos só a medida que temos agora. Fomos um pouco mais além, ou seja, comparamos a medida que tínhamos quando nascemos e o que medimos agora.
Pedimos aos nossos pais que nos enviassem a nossa medida de nascimento, e estivemos a “ler” e interpretar as medidas de então e de agora.




Decoramos as nossas "medidas" a gosto...
E fizemos um gráfico de comparação.


Que adoramos explicar aos nossos amigos.


Para além de compararmos as nossas alturas, ainda fizemos comparações com os nossos colegas. como por ex: "Eu sou mais alto(a) que..."; "Eu quando nasci media mais que..."
Como diz o ME (2010) “A Matemática está presente nas brincadeiras das crianças, cabendo ao educador um papel crucial, nomeadamente: no questionamento que promove; no incentivo à resolução de problemas e encorajamento à sua persistência; no proporcionar acesso aos livros e histórias com números e padrões; no propor tarefas de natureza investigativa; na organização de jogos com regras; no combinar experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da Matemática (o mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…”

2 comentários:

Era uma vez... disse...

Excelente trabalho! Medição, registo, comparação, seriação...espetacular.
Parabéns!
Laura e piratinhasnoji.blogspot.com

Romy disse...

Obrigada Laura e Piratinhas. Beijinhos

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.