Triquicibernautas

19/02/2015

Regressamos hoje, depois de 3 dias de interrupção letiva do carnaval. Começamos o dia, conversando ao redor da mesa grande (como sempre), sobre como foi o carnaval de cada um de nós, e planificando a nossa curtinha semana (2 dias). E hoje, como em todos os dias, houve atividades autónomas nas áreas…


...Mas hoje também foi dia de novidades. Chegou à nossa sala "Milho para modelar". Cheira a pipocas,e proporciona-nos uma experiência sensorial incrível.
E funciona assim: Basta humedecer com água cada peça colorida e esta cola-se à outra. 
 E obtivemos várias esculturas a 3D.

Agradecemos à Professora Juca e ao seu Bloguefólio o ter-nos dado a conhecer este material fantástico.

Na nossa planificação para os dias de hoje e amanhã, ficou também a decisão de conversarmos com a nossa professora sobre as "produções" de fevereiro a colocar no portefólio, pois as atividades em que estivemos envolvidos até ao carnaval, não nos tinha permitido fazer antes.
E numa dessas conversas, em que a nossa professora nos dá voz, e  nos escuta, ouvimos a Mimi:
- Prof: E este desenho vai para onde? Portefólio, ou capa?
- Mimi - Este desenho tem uma história...Ora ouve, professora. Aqui diz, que eu e a minha mãe somos amigas. Fizemos um poema, que é segredo. Dentro da caixa tem um segredo guardado que é o poema inventado por mim e pela minha mãe.

Desta forma se faz a documentação pedagógica, que de acordo com Oliveira-Formosinho (2007) permite fazer um diálogo entre culturas: a cultura da criança e acultura do professor. Este é um diálogo preponderante para se perceber que a Mimi, e os outros amigos, são protagonistas e construtores do seu conhecimento... São seres competentes e participativos"!
Prof: Gostei muito desta explicação. Vou colocar no blogue. Posso?
Mimi - Sim. Muito obrigada professora, és muito querida!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.