Começamos o dia de ontem a (re)lembrar a planificação feita no dia anterior. Essa planificação contempla entre outros assuntos, a participação nas Curtas Poéticas, a visita à AIREV, a Semana da Leitura, o Dia do Pai, a Páscoa.
É já na próxima semana que iremos fazer uma visita à AIREV, tendo como principais objetivos, promover hábitos de solidariedade; promover a articulação com uma das instituições locais, e dessa forma valorizar a importância do relacionamento com os adultos com NEE.
Desta visita, e daquilo que estamos a preparar falaremos já no inicio da próxima semana, mas levantamos um pouco do véu...
Mais lá para diante iremos ter a semana da leitura, subordinada ao tema "Palavras do Mundo", e também a atividade com a CPCJ, sob o tema "Um mundo de palavras com afetos", e por agora a participação nas Curtas Poéticas, sob o tema "Amigo", e a solidariedade com a AIREV, levou-nos à palavra "Amor"...Não acham que isto anda tudo interligado?
À primeira vista, até parece uma amálgama de atividades sem um fio condutor, mas ele existe, e nós vamos tornar isto muito simples, bem à nossa medida.
E foi pela palavras "Amor" e "Amigo", que começamos a conversar...Estas são palavras do mundo, não são? Claro que sim... O AMOR e AMIGO existem em todas as línguas. E como por aqui (deve ser porque a primavera se aproxima) temos alguns amigos apaixonados, nada melhor que ver e ouvir a história do "Sapo Apaixonado".
A conversa
em redor das palavras AMOR e AMIGO, deram-nos belas produções... E
porque somos criativos, o amor e a amizade podem ser pintados de várias
cores...Afinal, o amor é como o arco-íris (ML), e podemos ver tanto o Sapo e a
Pata, como também o D. Afonso Henriques e a Dona Mafalda.
Ainda desta conversa, saíram as primeiras "Curtas Poéticas" sobre "AMIGO", elaboradas em grande grupo. Para a semana continuamos.
“Ter amigos amorosos
faz o coração bater muito depressa. Faz assim…Tum, tum, tum.”
“Ter amigos é fantástico.
Tratamos deles com cuidado, com carinho, e curamos as feridas.”
“Aos amigos só
oferecemos coisas boas. Beijos, pinturas e flores e também muito miminho.”
Na hora do conto, a Gaby e o Nuno, (re)contaram a história "O sapo apaixonado" num diálogo que deu gosto ver e ouvir... Estiveram tão bem, só foi pena a nossa professora não ter gravado. Mas é como ela diz - "Ou faz uma coisa ou outra...Não tem 5 mãos."
É claro que os nossos dias ainda têm também momentos de encantamento pelos livros...pela leitura. Assim - sozinhos.
A três.
E até para uma grande plateia!
E LEITURA e LIVRO, são palavras do Mundo. Não são?
0 comentários:
Enviar um comentário