Triquicibernautas

18/06/2014

Como referimos em mensagens anteriores, sobre o projeto "Leitura com Pais", a criança deverá ouvir muitas histórias. "Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser leitor. E ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo" (Fanny Abamovich).
Referimos ainda, que a participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, prepondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças.
Durante algumas semanas, tentamos valorizar a relação escola-família, como um contexto favorável para o incentivo à leitura, ao gosto pelos livros, e à troca de afetos através das histórias com pais e filhos na sala de atividades.
Na semana passada recebemos o pai da Joana.  Trouxe-nos a história "As fadas falam-nos de Amizade", e foi contada pelo pai e pela filha. Nós gostamos muito, e como se pode ver, estivemos muito atentos.






Também na semana passada, recebemos as mães da Gabriela e da Ana Luísa. Vieram contar-nos a história "Amigos Especiais". É que estas duas mães, são amigas desde a infância.


E a partilha entre mães e filhas foi uma constante. A história foi contada em constante interação. Digamos que ... a boa disposição reinou.






Em jeito de avaliação deste projeto, apraz-nos salientar que, sendo a escola e a família  duas instituições sociais, a parceria entre elas, é de relevante importância para o pleno desenvolvimento infantil, como aliás, já foi referido acima.
Envolver a família, em atividades como a que foi aqui desenvolvida, pode bem ser a meta que a escola deverá ter em consideração para se pensar numa educação de qualidade. Podemos mesmo afirmar que nos dias de hoje, a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através destas interações, que o objetivo principal será atingido, ou seja, o desenvolvimento do bem estar e da aprendizagem da criança, os quais contribuirão na formação integral da mesma.
Este projeto, possibilitou a compreensão de que é extremamente importante uma efetiva relação escola-família. Os pais ao colaborarem diretamente com a proposta da escola, e a escola ao propor-se interagir com a comunidade, resulta num ótimo desenvolvimento e crescimento desta relação.
Muito obrigada, a todos os "pais" que participaram. Para além de tudo o que já foi salientado, fizeram os vossos filhos(as) muito felizes.
As férias estão à porta...Leiam...Leiam Muito!!!


Nota: A Triquiteira-Mor, pede desculpa a estes pais, por só agora colocar esta mensagem, mas como sabem... A vida dela está virada do avesso! 

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.