Já no ano letivo
anterior fazíamos referência à escritora de literatura infantil e juvenil,
Fanny Abamovich que diz: "Ah...como é importante para a formação de
qualquer criança, ouvir muitas, muitas histórias. Escutá-las é o início da
aprendizagem para ser leitor. E ser leitor é ter um caminho absolutamente
infinito de descoberta e de compreensão do mundo."
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse de todos, e em particular dos mais novos, já que a sua capacidade de imaginar é intensa.
Como dissemos num post anterior "Leitura com pais" a participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos.
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse de todos, e em particular dos mais novos, já que a sua capacidade de imaginar é intensa.
Como dissemos num post anterior "Leitura com pais" a participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos.
E valorizar a
relação escola-família, como um contexto favorável para o incentivo à
leitura, ao gosto pelos livros, e à troca de afetos através das histórias com
pais e filhos na sala de atividades, é primordial.
Assim, durante o
mês de Maio e Junho, os pais inscreveram-se, para virem à sala contar ou ler
uma história e interagirem com o seu educando(a), e as restantes crianças.
Na última semana continuamos com mais visitas. A primeira visita da
semana foi a Mãe do Martim que nos trouxe a história história “Esquilo
do Monte” do livro “Histórias para ouvir antes de adormecer” que muito
gostamos.
Um dia mais tarde veio a mãe da Lara Filipe contar-nos a história “Leonor pede por Favor”, e foi também uma história muito interessante de se ouvir. Estivemos muito atentos, interagimos com a Lara e a mãe, e até com a nossa professora.
Na quinta-feira
passada veio a mãe do Rodrigo Portas, munida de chapéu e varinha de bruxa. É
que nos trouxe a história da “Bruxa Mimi”. Adoramos esta “leitura dramatizada”,
e foi bonito de ver, como o Rodrigo interagiu com a mãe.
Hoje, tivemos a
visita de um grupo de pais. Tinham-nos preparado uma surpresa em conjunto com
os respetivos filhos. Dramatizaram contando a história do “Grufalão”. A história do
ratinho que só mete medo a quem é muito medroso.
Adoramos ouvir
esta história pela voz dos pais da Margarida Andrade, João Pedro e Ana João (todos
finalistas).
Assim se vai
tecendo o incentivo à leitura, através da ternura entre pais (família) e
filhos.
Muito obrigada a
todos…são uns pais fantásticos (e isto reporta-se a todos os pais da sala).
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