No ano letivo passado o projeto "Avicella" fez parte do nosso dia a dia durante vários meses. Caso estejam interessados em saber mais sobre este projeto, poderão ver aqui o Inicio, e a continuação neste link GPS, e ainda a explicação da nossa professora sobre este projeto como uma abordagem sócio construtivista Aqui, e não menos importante, a apresentação do livro que deu origem a este projeto, bem como a explicação do mesmo (projeto) á comunidade na Fundação Jorge Antunes.
A história "Avicella a Princesa Mais Bela" do escritor Vizelense Hélder Magalhães, cativou-nos desde inicio, porque nos fala de locais e tradições da nossa terra, e porque tem condimentos necessários para se transformar numa história mágica, não andasse esta à volta de personagens que tanto nos agrada, como é o caso da Bruxa, da Princesa, da Margarida Corajosa, da Avó Maria, e como tal é uma história que adoramos e nunca nos esquecemos.
Tanto não esquecemos, que quando o Hélder nos visitou na semana passada, em plena semana aberta Visita da "Avicella", para falar desta história a todos os meninos e meninas da nossa escola, nós estivemos sempre com vontade de intervir para contarmos a história.
Neste momento, a atividade da "Feira Romana", da qual vamos participar, aproxima-se a passos largos, e a História da "Avicella a Princesa Mais Bela", serve de contextualização à participação na dita atividade. É como que o mote para o arranque de mais um projeto, como irão perceber, lá mais para diante. Temos andado, envoltos em "Romanos, Época Romana, Locais Romanos da nossa terra", e é claro...na Princesa Avicella.
Hoje, deixamos aqui o reconto desta história em vídeo. Esperamos que fiquem a percebê-la!
Hoje, deixamos aqui o reconto desta história em vídeo. Esperamos que fiquem a percebê-la!
Pedimos desculpa por pequenos problemas técnicos que o vídeo apresenta, mas este é uma das primeiras experiências da nossa professora, no mundo das gravações!
4 comentários:
A cada dia que passa surpreendem-me e maravilham-me com o vosso saber ser, o vosso saber fazer. É um privilégio ser vosso amigo, enriquecem-me enquanto pessoa e escritor. Abraço-vos.
Que ternura ouvir-vos (re)contar esta bela história!
E não se notou nada que eram estreantes... estão aptos para todos os voos e a vossa professora também ;-)
Obrigada por me terem permitido conhecer melhor esta história do vosso grande amigo Hélder, através das vossas vozes!
Olá Professora Rosa Maria,
Gostei muito de ver e ouvir a história da Avicella. Tenho muitas saudades do jardim :)
Olá querida Leonor! Adorei saber que continuas a vir a este cantinho que também é teu. Serás sempre a minha Triquiteira "Comadre Leonor". Beijinho muito grande. Avisa quando me vieres visitar!
Enviar um comentário