Triquicibernautas

26/05/2014

Para responsabilizar a nossa família na escovagem diária dos dentes em casa, e para nós adquirirmos com mais facilidade esse hábito, introduzimos em outubro passado uma "ficha de registo diário de escovagem de dentes em casa", que levamos no inicio de cada mês para casa, e devolvemos à escola no final do mês, para se fazer uma avaliação conjunta, como referimos Aqui. No entanto, temos contrastado que nos dois últimos meses, muitos dos registos têm vindo com muitos "vermelhos". Então, nada melhor que fazer uma experiência para vermos o que acontece aos nossos dentes quando não os lavamos. Ou seja, para percebermos melhor como é que a pasta de dentes / flúor protegem os nossos dentes das cáries.
Usamos dois ovos previamente cozidos ( cuja casca é dura, parecida com o esmalte do dente), pasta de dentes, vinagre e dois copos transparentes.

Primeiro colocamos pasta de dentes a envolver um dos ovos por completo; ao outro não fizemos nada;
Depois enchemos até meio os dois copos com vinagre;
Num deles colocamos o ovo normal ( a fingir de dente não lavado…)
No outro colocamos o dente “barrado” de pasta dentífrica ( faz de conta que era um dente lavado…)
Deixamos ficar até ao dia seguinte, na área das experiências...
… Entretanto, fomos levantando hipóteses sobre  o que iria acontecer e a opinião que reuniu maior consenso foi esta:
 - "O ovo sem pasta dos dentes vai ficar escuro, como ficam os dentes que não se lavam e o outro vai ficar branquinho!"
No dia seguinte, observamos que o ovo (dente) dentro do copo com vinagre estava escuro, além disso cheirava mal, e tinha uma película escura por cima. O outro ovo (dente) com a pasta dentrifica estava igual limpinho.

Ao retiramos  os ovos “dentes” do vinagre e reparamos noutro aspecto:
 - O esmalte ( casca ) do primeiro ovo (dente)  desapareceu por completo; ficou apenas a pele branca que cobre a clara e a GEMA.

O esmalte ( casca ) do segundo ovo ( dente ) continuava castanho e duro.

Assim, com esta experiência, concluímos que a pasta dos dentes/ flúor ajuda a proteger os dentes do ácido da boca e assim eles ficam "mais fortes e duros, não molinhos e fracos como os dentes que não são lavados." Por isso já sabemos que, para ter dentes fortes e saudáveis, precisamos cuidar deles, lavando-os pelo menos duas vezes por dia!
Vamos lá ver se agora os registos vêm todos com a cor verde em força!
Além disto tudo, esta atividade de ciência experimental, foi contextualizada a partir de uma situação vivida por todos (os dentes não lavados), e levou-nos a questionar, a formular hipóteses, a observar e tirar conclusões sobre este "fenómeno".

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.