De novo na senda do segundo capítulo da história "Avicella a Princesa Mais Bela", e fazendo uma pausa neste parágrafo ...
"Professora, os jarros estão prontos! congratularam-se
os Triquiteiros. Boa! Agora, vamos colocá-los com muito cuidado nas cestas de
vime. disse, orgulhosa, a Professora. Os jarros, outrora brancos, tinham sido
colocados em baldes com uma solução de água e corante, e, passados dois dias,
ganharam a pigmentação respetiva, em que tinham sido mergulhados. Havia jarros
azuis, cor-de-rosa, amarelos e verdes, e os naturalmente brancos. Está na hora
de irmos vestir as nossas roupas de gala! exultou a Professora."
...Decidimos fazer de novo a experiência da coloração dos jarros, até porque, como diz o João: "Os nossos amigos mais novos não conhecem." E assim foi. Um destes dias, e depois de termos trazido jarros de casa, metemos mãos à obra. Fomos explicando à Helena, Gabriel, Isabel e Mimi, como é que elas deveriam "alimentar" os jarros com corantes alimentares coloridos.
...Decidimos fazer de novo a experiência da coloração dos jarros, até porque, como diz o João: "Os nossos amigos mais novos não conhecem." E assim foi. Um destes dias, e depois de termos trazido jarros de casa, metemos mãos à obra. Fomos explicando à Helena, Gabriel, Isabel e Mimi, como é que elas deveriam "alimentar" os jarros com corantes alimentares coloridos.
Esperamos uns dias, para ver o que acontecia. Todos os dias íamos"espreitar" os jarros. Não nos esquecemos de levantar hipóteses para o que iria acontecer, e os Triquiteiros mais novos, deixaram assim as suas impressões: "Acho que vão ficar da cor do líquido do copo"; "Acho que o jarro vai chupar o liquido, e vai ficar da mesma cor"; "Os Jarros vão ficar da mesma cor que diz na história"; "Vão ficar às cores e bonitos".
Passados uns dias verificamos que os jarros estavam com a mesma cor do liquido do copo. "Parece que se alimentaram mesmo daquele líquido." - Gabriela
"Claro que se alimentaram...o pé do jarro, chupou a cor do liquido do copo; só não percebo porque é que o amarelo não ficou alimentado." - Inês
Esta é uma questão que iremos tentar responder na próxima semana.
Mas então o que é que aconteceu com a cor azul, rosa e vermelho? Qual a explicação para este fenómeno?
Aconteceu, porque o
caule da flor absorve a água que está no copo. A água irriga toda a planta até
atingir as pétalas. Como a água está carregada de pigmentos coloridos, esses
pigmentos sobem com a água até ficarem depositados nas pétalas, deixando-as
coloridas. É como se o caule, fosse constituído por "veias"
que levam o líquido até ao coração (pétalas).
Ao abrimos longitudinalmente o caule e observamos isso mesmo!
Foi muito bom repetir esta experiência e partilhar as nossas aprendizagens com os nossos pares mais novos!
0 comentários:
Enviar um comentário