Comemorou-se na semana passada o "Dia Internacional
da Família , e achamos pertinente falar (no entanto, este é um
tema recorrente no dia a dia da sala) sobre as nossas famílias. E,
porque se comemora este dia?
A Assembleia geral da ONU "...proclamou,
pela resolução nº 47/237 de 20 de Setembro de 1993, o dia 15 de maio como
"Dia Internacional da Família", com o intuito de chamar a atenção de
todo o mundo (governos, políticos locais, etc. para a
importância da FAMÍLIA como sendo o núcleo vital da sociedade, e pela defesa
dos seus direitos e responsabilidades".
Nos tempos atuais, nem todas
as famílias são constituídas por pai, mãe, e filhos. Há
muitas outras. Deste modo, em conversa de grande grupo, refletimos sobre os
vários tipos de família, sobre os seus papéis e funções dentro da mesma
depois de ouvirmos e vermos esta história “O livro da família” de Todd Parr.
Falamos do grau de parentesco, que cada um dos integrantes
da família têm entre si, e com os demais membros
da família, nomeamos os familiares que vivem na nossa casa, e
aqueles, que mesmo sendo família vivem noutras casas, como por
exemplo, os avós.
Falamos das famílias que têm pessoas especiais, e ouvimos a mãe da Lara Filipe a falar-nos da importância da Bruna (uma menina especial) na sua família e de como a Bruna é especial para a Lara e vice-versa.
Falamos também das famílias que acolheram outros meninos e meninas, e outras, e ainda dos animais que vivem nas nossas casas, e que consideramos como sendo da nossa família.
Depois de toda esta conversa decidimos desenhar as nossas famílias, ao “nosso jeito”, e elaborar a flor da família, que teria como pétalas os elementos da família nuclear.
E desta forma, mais uma vez, conseguimos fazer uma ponte com as famílias, pois como afirma Nogueira (2005: 573) “hoje, mais do que nunca, o discurso da escola afirma a necessidade de se conhecer a família para bem se compreender a criança, assim como para obter uma continuidade entre sua própria ação educacional e a da família. E o meio privilegiado para a realização desses ideais pedagógicos será (...) o permanente diálogo com os pais”. E este diálogo pode ser feito de várias maneiras.
1 comentários:
E a vossa foi um exemplo excelente :-)
Enviar um comentário