Os dias têm estado tristes, sombrios, frios e chuvosos. Já estamos cansados da chuva, que não nos deixa brincar no exterior, como gostamos, de passear na rua, de desfrutarmos do meio ambiente. Mas, sabemos que a chuva é necessária, e nas várias conversas sobre a estação do ano em que nos encontramos, o inverno, falamos do frio, da neve, da saraiva, do gelo, e obviamente da chuva.
No nosso diário de grupo, ficou a intenção de fazermos algumas experiências para tentarmos perceber melhor este fenómeno.
A (re)visitação da história "A história da gotinha de água",deu-nos também uma ajuda muito importante,.
Hoje, fizemos esta experiência. Colocamos um pouco de água no fundo de um recipiente de vidro. Com a "espuma de barbear" fizemos a nuvem.
Que se manteve bem no cimo...
Acrescentamos corante azul, como se fosse o ar frio a atravessar a nuvem...
E este atravessou a nuvem, e caiu na água, como se de chuva se tratasse, formando uma bela poça de água.
Assim, de uma forma muito simples, simulamos a chuva. Ou seja, recapitulando, a espuma é a nuvem, e quando vertemos o corante liquido por cima da espuma, este causa uma pressão extra com o peso, e desliza pela água simulando a chuva.
Amanhã continuamos, com as experiências e a "História da gotinha de água"!
1 comentários:
Não acredito... hoje surgiu este assunto na minha sala e colocamos no diário para abordar na próxima semana!
Partiu de uma criança que disse que "a chuva cai de um avião que está estacionado no Porto" ;-) ao que outra respondeu que "não é nada, cai das nuvens"...
Quem sabe ainda vão dar jeito algumas destas boas ideias triquiteiras???
Beijinhos em sintonia!
Enviar um comentário