"Se quiser falar ao coração dos homens, há que contar uma história. dessas, onde não faltem,animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim - suave e docemente - que se despertam consciências." (Jean de la Fontaine, séc. 17)
A Literatura Infantil. é acima de tudo arte. Desta forma contribui significativamente para o desenvolvimento integral, e consequente aprendizagem da criança. A relação da criança com os livros infantis, onde habitam os contos de fadas, as narrativas, as poesias, e outros, contribui para a formação da sua personalidade, cultiva a sensibilidade, incentiva a imaginação e o gosto pela leitura.
Como referimos num dos postes anteriores, sobre a atividade "Livros e Ternura", a criança deverá ouvir muitas histórias. "Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser leitor.E ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo" (Fanny Abamovich).
Referimos ainda, que a participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, prepondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças.
Durante quatro semanas, tentamos valorizar a relação escola-família, como um contexto favorável para o incentivo à leitura, ao gosto pelos livros, e à troca de afetos através das histórias com pais e filhos na sala de atividades.
Esta última semana começou com a mãe da Sofia, que nos trouxe a história do "Capuchinho Vermelho"
Foi muito bom, ver a interação entre as duas.
Num outro dia, logo pela manhã, recebemos o pai da Joana. Trouxe-nos a história "Angélica e o desejo mágico". Não conhecíamos a história e gostamos muito.
Parece que tinham treinado em casa, tal era a sintonia entre os dois!
Terminamos a semana, com a mãe da Ana Luísa, que nos contou a história "Vamos fazer amigos". Também não conhecíamos esta história, e adoramos.
Também tinham feito o trabalho de casa, porque interagiram lindamente o tempo todo.
Mais tarde, recebemos a Tia Nanda, do Rodrigo, com a história escolhida por ele na sala. "O lobo e os sete cabritinhos".
Estiveram muito bem, e o Rodrigo colocou as questões no final como se fosse um profissional na matéria.
Em jeito de avaliação ao mês de "Livros e Ternura", apraz-nos salientar que, sendo a escola e a família duas instituições sociais, a parceria entre elas, é de relevante importância para o pleno desenvolvimento infantil, como aliás, já foi referido acima.Envolver a família, em atividades como a que foi aqui desenvolvida, pode bem ser a meta que a escola deverá ter em consideração para se pensar numa educação de qualidade. Podemos mesmo afirmar que nos dias de hoje, a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através destas interações, que o objetivo principal será atingido, ou seja, o desenvolvimento do bem estar e da aprendizagem da criança, os quais contribuirão na formação integral da mesma.
Esta atividade, possibilitou a compreensão de que é extremamente importante uma efetiva relação escola-família. Os pais ao colaborarem diretamente com a proposta da escola, e a escola ao propor-se interagir com a comunidade, resulta num ótimo desenvolvimento e crescimento desta relação.
Muito obrigada, a todos os "pais" que participaram. Para além de tudo o que já foi salientado, fizeram os vossos filhos(as) muito felizes.
BOAS LEITURAS
2 comentários:
Gostei muito do que li, estão todos de parabéns: a escola pela iniciativa de envolver os pais e estes por aderirem de forma tão entusiasta.
Vou "roubartilhar" a citação introdutória para a página do PRÉ Histórias, posso?
Bjs
Claro que podes "roubartilhar" a citação introdutória. Gostei da expressão. Obrigada pela visita.
Bjs.
Rosa Maria
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