Triquicibernautas

27/11/2014

Cada vez mais pesquisas, demonstram a importância de as crianças passarem bastante tempo em contacto com a natureza. Este contacto é essencial para a saúde física e emocional, porque acreditamos que quando as crianças não passam tempo ao ar livre, perdem uma importante parte da infância.
No seu livro Last Child in the Woods: Saving Our Children from Nature-Deficit Disorder, Richard Louv explica, “A desordem de déficit de natureza descreve o preço que o ser humano paga por se alienar da natureza, entre eles: diminuição do uso dos sentidos, dificuldade de concentração e altos índices de doenças físicas e emocionais.”
Brincar ao ar livre, não é apenas tempo de lazer! É tão necessário como uma boa noite de sono.
Sempre que as condições meteorológicas nos permitem, tentamos colocar em prática esta premissa – Brincar com a natureza. Porque ao contactar com a natureza na primeira infância, as crianças são estimuladas a usar os seus próprios sentidos, a inventar, a construir. A natureza oferece um maior “brincar criativo”, porque os brinquedos não são fixos. Por exemplo, uma grande folha pode virar um prato e pedrinhas podem fazer por vezes de alimento. “É um universo cheio de varinhas mágicas, tocas e torres de terra.” (Taylor 2001).



Por exemplo esfreguar folhas no rosto, apanhar paus e folhas, mexer e sujar na lama; cheirar a terra, é uma forma de nos libertarmos do espaço interior, onde passamos muitas horas, para ficarmos cheios de boa energia e mais criativos.




Desta forma temos  "tempo e liberdade para tirar partido de tudo aquilo que as nossas mãos, olhos e ouvidos conseguem aprender”, porque “nada .ilumina mais o cérebro do que brincar.” (Stuart Browin).

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.