Triquicibernautas

16/06/2019

Educar para a cidadania tem como objetivo principal, contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, com consciência dos seus direitos e deveres, com sentido de comunidade, de partilha e de participação. 
E participar é ter espírito de iniciativa, de audácia, de risco e de esforço. A participação em projetos, atividades, iniciativas de fora da escola, tem um grande impacto no nosso desenvolvimento cívico. 
Neste ano letivo, foram muitas as participações em projetos e outras atividades e inciativas, das quais fomos dando conta por aqui. A nossa professora faz questão de nos dizer constantemente que o 25 de abril, nos deu isto tudo, pelo que é importante participar para exercermos esse direito, no sentido de sermos melhores seres humanos. 
Deixamos aqui, alguns dos diplomas (embora isto não seja o mais importante) da nossa participação em iniciativas externas à escola.


A participação no dia de "Aulas ao Ar Livre", teve como intuito, aliarmo-nos a esta iniciativa, no sentido de mostrar como é importante brincar no exterior, pois nós não precisávamos de um dia no calendário, para o fazermos, pois o "Aprender" ao ar livre é nosso apanágio diário... No entanto, há muitas escolas, muitas crianças a precisarem de um dia instituído no calendário, para lembrar o que deveria ser tão usual. Esperemos que esta iniciativa, tenha o condão de mudar muitas mentalidades.



Do concurso "Conta-nos uma história" recebemos a seguinte missiva: 
Caro/a Professor/a,
Queremos felicitá-lo/a, uma vez mais, pela vossa participação na Iniciativa: "Conta-nos uma história!". As 315 histórias submetidas, nas modalidades áudio e vídeo, foram apreciadas por um júri constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL)  e da Microsoft, e presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra."




Participar é também, colocar o foco no "pensamento que age e na ação que pensa".(Sampaio, citado por Paixão, 2011). 

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.