Triquicibernautas

14/01/2019

Começamos uma nova semana, com contacto com o material novo que a nossa professora trouxe. Aquando da escolha também estivemos implicados, mas ver no site da firma onde foi comprado e ver in loco é diferente. 
A ideia foi melhorarmos a nossa área das ciências, introduzindo materiais de uma sala Snoezelen. É claro que não podemos ter materiais "xpto", mas o Kit sensorial é fantástico para a nossa sala.
E o que é o Snoezelen? É um termo técnico para um conceito concebido para apelar aos sentidos que ocorre numa sala escura, com fontes de luz especiais, música suave, aromaterapia, estímulos táteis e saborear as experiências.
Se juntarmos a isto a mesa de luz e o retroprojetor, uma atividade forte de inspiração na abordagem "Reggio Emilia", onde em contacto com a luz, exploramos os materiais, as suas texturas, formas e cores, só podemos concluir que à semelhança do que refere Loris Malaguzzi, somos capazes de criar o nosso próprio conhecimento. Este conhecimento é movido pela curiosidade, motivação e imaginação e pelo espaço como facilitador de aprendizagem.
























A nossa professora acredita, que que como diz Malaguzzi" Coloque-se de lado por um momento e deixe o espaço para aprender. Observe cuidadosamente o que as crianças fazem e então, se você entendeu bem, talvez ensine de modo diferente de antes."

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, olá, Triquiteiros! Mas que máximo! Que material fantástico! Triquiteira-mor, onde compraste essa beleza? Mesa de luz incluída ...
Beijinhos e boas aprendizagens,

Leonor

Romy disse...

Olá Leonor. O material foi comprado numa empresa que tem material para salas Snoezelen. É caro, mas é fantástico. A mesa de luz foi construída por duas pessoas que me são próximas. Beijinho e obrigada pela visita.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.