Triquicibernautas

21/01/2019

Hoje começamos o dia em Francês. Recebemos as nossas estagiárias Ophelie e Priscilla, ao abrigo do programa Erasmus + e que vão estar connosco durante três semanas. Depois de darmos as boas vindas e explicarmos como "funcionamos", lembramos o que fizemos na sexta-feira passada e que estava inscrito no diário de grupo para fazermos o plano do dia.


Na sexta-feira fomos à biblioteca da Escola Básica, ouvir a história "O Museu", de Susan Verde, com 
ilustrações de Peter H. Reynolds. 


O livro fala-nos de obras de arte, de grandes pintores, e de como cada obra de arte é única e por isso cada uma desperta sentimentos e emoções diferentes.




A história encantou-nos, pois nele encontramos alguns pintores e obras de arte conhecidas, mas também conhecemos outros, com cores, formas que despertaram em nós a vontade de os explorar.


Um dos pintores que o livro refere é Claude Monet, (184-1926) um pintor francês, considerado um dos mais importantes pintores da Escola Impressionista. Nada melhor que dar as boas vindas às nossas estagiárias francesas, com um pintor do país delas.
Já na passada sexta-feira estivemos a conhecer a vida e obra deste pintor e hoje continuamos. O entusiasmo já é tanto, que o GR, trouxe-nos o livro do "Monet"para crianças, que fala precisamente da vida e obra deste pintor.


Algumas das obras retratadas no livro "O Museu" e no de "Monet", são a Ponte Japonesa sobre a lagoa de Água Lirios....


E o "Jardin", um retrato da sua casa em Giverny.


E foram estas as obras que hoje alguns de nós estiveram a reproduzir e utilizamos uma técnica que se chama pontilhismo.







Alguns exemplos...


Como diz Susan Verde:

"Quando vejo uma obra de arte, algo acontece no meu coração...Cada obra de arte provoca algo de novo dentro de si: divertimento, curiosidade, alegria, inspiração. Quando se encontra diante de um quadro em branco, ela é levada a criar e a expressar-se - que é o maior sentimento de todos."




A nossa professora diz que pintamos como pássaros que cantam... Ou seja, já somos pequenos, grandes artistas.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.