A história "Jaime e as Bolotas", que nos "ensina" a lutar pelos nossos objetivos, e pela preservação da natureza, também nos leva a muitas outras aprendizagens.
Depois da exploração oral da história, do reconto,estivemos a trabalhar o sentido do número, mais concretamente o número ordinal. Assim, estivemos a ver o que é acontece à bolota, e ás mudanças do Jaime, enquanto pessoa:
1º O Jaime planta uma bolota, mas...;
2º O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, mas...;
3º O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, e cresceu, mas...;
4º O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, e cresceu, e cresceu, mas...;
5º O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, e cresceu, e cresceu e transformou-se numa árvore, mas...
6º O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, e cresceu, e cresceu e transformou-se num grande carvalho.
E registamos estas conclusões de acordo com aquilo que já conseguimos fazer... Os mais velhos, (4/5 anos) registaram em 6 "bocadinhos", que correspondem ao sentido ordinal, que referimos atrás. Ficam aqui alguns exemplos:
E os mais novos (3 anos) registaram aquilo que acharam ser o mais significativo: O Jaime e a bolota que germinou! É tão bom ver que o esquema corporal já está bem presente, nestas produções.
Na semana passada, referimos ainda que estávamos a preparar a terra da nossa horta, para fazermos novas sementeiras e plantações.
E logo a Leonor trouxe de casa, feijões para semear.Enquanto não semeamos, até porque aguardamos a vinda do pai da Inês, para nos ajudar com a horta, decidimos fazer uma experiência com feijões, para percebermos melhor a "Germinação".
Colocamos feijão em algodão com água, e à luz solar...
Colocamos feijão em algodão sem água, e dentro de um armário...
Começamos esta experiência na sexta-feira passada, e hoje logo pela manhã, a excitação era grande, para perceber se já estava a haver germinação. E verificamos que o feijão que estava no algodão molhado e à luz solar, estava a germinar...O feijão que estava no frasco dentro do armário, estava igual a sexta-feira.
Agora vamos continuar a registar diariamente as alterações dos feijões.Mas já lançamos as nossas hipóteses...
- Os feijões (como as bolotas), precisam de sol, luz e água para crescerem (Isabel)
- Os feijões que estão escondidos no armário, não têm luz e água, por isso não vão germinar (Gabriel)
- Os feijões vão germinar muito, e vão ficar grandes, como o João e o Pé de Feijão (Nuno);
Será que vai acontecer ao nossos feijões, o mesmo que aconteceu neste vídeo?
Amanhã continuamos!!!
0 comentários:
Enviar um comentário