Triquicibernautas

11/05/2015

A história "Jaime e as Bolotas", que nos "ensina" a lutar pelos nossos objetivos, e pela preservação da natureza, também nos leva a muitas outras aprendizagens.

Depois da exploração oral da história, do reconto,estivemos a trabalhar o sentido do número, mais concretamente o número ordinal. Assim, estivemos a ver o que é acontece à bolota, e ás mudanças do Jaime, enquanto pessoa:
O Jaime planta uma bolota, mas...;
O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, mas...;
O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, e cresceu, mas...;
O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, e cresceu, e cresceu, mas...;
O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, e cresceu, e cresceu e transformou-se numa árvore, mas...
O Jaime plantou uma bolota, germinou e saiu um rebento da terra, e cresceu, e cresceu e transformou-se num grande carvalho.

E registamos estas conclusões de acordo com aquilo que já conseguimos fazer... Os mais velhos,  (4/5 anos) registaram em 6 "bocadinhos", que correspondem ao sentido ordinal, que referimos atrás. Ficam aqui alguns exemplos:



E os mais novos (3 anos) registaram aquilo que acharam ser o mais significativo: O Jaime e a bolota que germinou! É tão bom ver que o esquema corporal já está bem presente, nestas produções.




Na semana passada, referimos ainda que estávamos a preparar a terra da nossa horta, para fazermos novas sementeiras e plantações.


E logo a Leonor trouxe de casa, feijões para semear.Enquanto não semeamos, até porque aguardamos a vinda do pai da Inês, para nos ajudar com a horta, decidimos fazer uma experiência com feijões, para percebermos melhor a "Germinação".
 Colocamos feijão em algodão com água, e à luz solar...
                                Colocamos feijão em algodão sem água, e dentro de um armário...

Começamos esta experiência na sexta-feira passada, e hoje logo pela manhã, a excitação era grande, para perceber se já estava a haver germinação. E verificamos que o feijão que estava no algodão molhado e à luz solar, estava a germinar...O feijão que estava no frasco dentro do armário, estava igual a sexta-feira.



Agora vamos continuar a registar diariamente as alterações dos feijões.Mas já lançamos as nossas hipóteses... 

- Os feijões (como as bolotas), precisam de sol, luz e água para crescerem (Isabel)


- Os feijões que estão escondidos no armário, não têm luz e água, por isso não vão germinar (Gabriel)


- Os feijões vão germinar muito, e vão ficar grandes, como o João e o Pé de Feijão (Nuno);


Será que vai acontecer ao nossos feijões, o mesmo que aconteceu neste vídeo?


Amanhã continuamos!!!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.