Triquicibernautas

14/05/2015

Todos nós, crianças, somos seres ativos, comunicativos, com capacidades para refletir, investigar, experimentar. O Gabriel não foge à regra!
Ontem quando visitamos o espaço do Paço de Gominhães, além de tudo o que já viram aqui,Terapia Verde houve momentos bastante enriquecedores, e este que vos trazemos agora, foi deveras interessante para todos. O Gabriel encontrou um fio/corda no chão e logo disse:
- "Vou fazer uma armadilha!"


Quem estava próximo dele, parou e olhou…O Gabriel, pegou em dois paus, e começou o seu projeto. Elabora um processo complexo (que para nós adultos é fácil), e é notória a concentração e o rigor que coloca na sua tarefa.
Ata o fio/corda aos paus, com bastante perícia…


Estica…Ajeita de um lado e do outro, implica os amigos nesta descoberta, e projeta a sua “Armadilha”, exatamente de acordo com o que planeou mentalmente.



O desenvolvimento cognitivo entre pares é favorecido. Juntos fazem um exercício intelectual, organizam-se mentalmente, procuram respostas para colocar a “Armadilha” no sitio certo…E é claro que o Gabriel ainda quer colocar o (X) feito de paus, a indicar o caminho correto. Quem caminha por trilhos florestais, sabe que este é o sinal indicado de caminho a continuar. O Gabriel também o sabe, ou não fosse filho de pai escuteiro (mais uma aprendizagem feita para a maioria de nós).
- "Aqui ou ali?" (Eduardo)


- "Fica aqui, perto da armadilha, para todos saberem qual é o caminho certo da armadilha, senão eles não vêm." (Gabriel)


Percebemos que há motivação e interesse crescente por parte do grupo, com o descobrir, agir, do Gabriel.
Prepara-se em conjunto, a outra parte da “Armadilha”…É preciso preparar a “cama” para a queda!



E nesta jornada de aprendizagem construída pelo Gabriel, e por todos, pode-se afirmar que se elevou os nossos saberes e competências, e que se desenvolveu a autonomia e cooperação entre pares!

“Armadilha” pronta…


É altura de experimentar…”E é muito bom tropeçar na armadilha, e cair na cama fofinha de folhas.” (Isabel)

E enquanto brincamos no campo, a “Armadilha” ficou lá. 


Parece que nesse entretanto “Veio um cão, tropeçou na armadilha e fugiu depressa, para nós não o vermos.” Gabriel (Tanta criatividade).
“É preciso colocar outra vez no sítio certo.” (Eduardo)


E assim se traduziu esta investigação/ação. A descoberta de algo novo, que permitiu também a aquisição de novas competências.

E qual o papel da nossa professora, nesta situação? Vamos dar-lhe a palavra:

- Fui mediadora dos interesses do Gabriel e do restante grupo;
- Acompanhei; Observei; Escutei e documentei as aprendizagens, no sentido de tornar respeitável o “trabalho” realizado pelo Gabriel e pelo grupo, e faço minhas as palavras de Malaguzzi, 1997, cit em Hoyuelos, 2006, p. 200 – “Certamente as imagens descrevem os factos e as situações, mas nós aconselharíamos também a prestar atenção às caras, aos olhos, à boca, aos gestos, à postura e aos sinais apenas esboçados pelas crianças que são as grandes «espias» dos sentimentos e das tensões que os motivam interiormente, e que classificam – de modo mais natural – os seus níveis de participação, de esforço, de prazer, de desejo e de espera emergentes nas experiências do acto de aprender.”

E concluo:
As crianças são do hoje, são do agora e são, fundamentalmente, do amanhã. E só faz sentido “educar” numa escola que seja também ela uma escola do hoje, do agora, do amanhã. Não uma escola do passado, uma escola vazia de referências ao mundo atual, uma escola seca de vida e de referências ao mundo deles “lá fora”, o mundo em que vivem. E tão importante dar valor educativo a Mozart, como ao Castelo de D.Afonso Henriques, falar do Espaço, de Picasso ou de Pessoa, ou de se perceber como se constrói uma “Armadilha”. Ser educador/professor é, sobretudo, estar atento ao mundo!

1 comentários:

Paulo Topa disse...

Sempre a andar. Muito bom. Parabéns ao Gabriel e aos companheiros... Ah! Já agora, também para a triquiteira mor..

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.