Triquicibernautas

25/01/2015

Na última semana, como já sabem, andamos envoltos em história de Portugal, mais concretamente, sobre o inicio da nacionalidade portuguesa. A procura das histórias sobre o 1º Rei de Portugal, (na internet) foram uma constante.


Também "Voamos em Guimarães", ou seja, "voamos" por cima do Condado Portucalense, "falamos" com a Condensa Mumadona, "assistimos" ao cortejo real do D. Afonso Henriques, quando veio apresentar a Dona Mafalda à sua mãe Dona Teresa, "vimos" a batalha de S. Mamede, e tudo isto nos foi proporcionado por este livro.


"Voamos" e "aterramos" dentro do castelo de Guimarães, e lembramos as conquistas do Rei "Conquistador".
Vocês sabiam que o D.Afonso Henriques sempre que conquistava terras aos seus inimigos, mandava construir um castelo? É por isso que encontramos em muitas cidades, castelos muito parecidos com o de Guimarães.

Vai daí, decidimos fazer tantos castelos, quantos os mandados construir  pelo 1º Rei de Portugal. 
Usamos giz (ponta mergulhada em água) em cartolina preta para desenhar os castelos.
De seguida mergulhamos esponjas de uso doméstico cortadas em pedaços de 1/2 x 1/2, em tempera metálica prateada ou dourada, para criar as pedras dos castelos. As esponjas criam um efeito de velho, o que adoramos.
Criamos ainda janelas, portas, bandeiras, para terminar os castelos. 



Que ficaram assim!
 

Cada castelo que fizemos tem a nossa história pessoal... A nossa professora é que ainda não teve tempo de documentar as histórias todas.  Mas vejamos a explicação da Mimi sobre a sua produção:


"O castelo de Guimarães está fechado por um dia. Está em obras, as escadas e as pontes caíram. O quadrado verde tem o sinal de proibido passar, porque senão os clientes caiem e magoam-se. Tem sinais de aviso em todas as janelas e portas, com cruzes, para saberem que está fechado."

Entendido?Acho que entendemos todos!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Isso é que foi trabalhar!
Tal como Afonso Henriques, grandes conquistadores estão os triquiteiros, a conquistar conhecimentos por esse mundo fora...

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.