Ao longo de vários dias fomos construindo as nossas
coroas para a atividade de "Cantar as Janeiras”.
Visualizamos
vários modelos de coroas e cada um de nós escolheu a que mais gostava. De
seguida partimos para a ação, e toca a cortar...
A picotar...
A pintar...
A colar... E contornar...
A desenhar...
A trabalhar a pares e em grupo... A entreajuda foi uma constante...
Os retoques finais…
Foram ainda trabalhados vários conceitos matemáticos como as cores,
as formas geométricas, a contagem, a noção de "maior" e
"menor", o sentido do número, a seriação, padrões etc.
Como referimos em cima, visualizamos vários modelos de coroas, e escolhemos
o que mais gostamos.
Depois das coroas quase terminadas (ainda falta uma) fizemos um Gráfico de Barras
no quadro branco, para vermos quantas coroas fizemos de cada modelo escolhido.
Ás coroas demos um nome, de acordo com o modelo, e uma cor diferente a cada, o que nos
permitiria organizar os dados desta forma.
Assim à coroa “Caracol”, pois no término da coroa está aquilo que nos
parece um “caracolito”, correspondeu o número 3.
À coroa “Mãos”
correspondeu o número 7
À coroa “Reis” correspondeu o número 6.
À coroa “Caras”
correspondeu o número 3, empatando com a coroa “Caracol”
À coroa “Estrelas”
correspondeu o número 2.
E o nosso gráfico ficou assim…“Os
gráficos de barras, são mais abstractos do que os pictogramas, pelo que a sua
utilização em JI depende do grupo e da orientação do educador. Estes gráficos,
necessitam de um sistema de eixos perpendiculares e da escolha de uma unidade
(geralmente um quadrado que pode valer 1, ou 10,…). O sistema de eixos
dificulta a compreensão para algumas crianças, no entanto, observa-se, em
muitas salas, crianças a preencher correta e autonomamente, uma matriz criada
pela educadora que resulta num gráfico de barras.” (Brochura da Dgidc -
Sentido de número e organização de dados). Foi o que aconteceu com o nosso
grupo de 5 anos.
Agora só falta mesmo começarmos a cantar as Janeiras…Está quase!
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