Quando começamos a conversar sobre o dia da mãe que se aproxima, e a planificar no nosso diário de grupo, o que queríamos fazer, logo o João lembrou que "deveríamos fazer os retratos da nossa mãe...também fizemos os dos nossos pais". Decisão tomada em grande grupo, e num dos dias de rotina semanal intitulada "Visita aos grandes pintores", fizemos uma incursão por Frida Kahlo, Picasso, e Goldsworthy. Dessa incursão ficou acordado que nos debruçaríamos sobre os autorretratos da pintora mexicana, como este...
E sobre Picasso, porque este quadro, que tem como nome "Ode a Picasso", nos faz lembrar a "mãe fofa".
De Frida Kalho vimos Aqui uma biografia, para a ficarmos a conhecer melhor. E de Picaso "passeamos" por Aqui para lembrarmos a sua vida e obra, pois já conhecíamos um bocadinho dele.
Alguns de nós decidiram elaborar o retrato da mãe à Frida Kalho. Começamos esse retrato usando uma técnica nova. Dobramos uma folha de papel a meio para obter diretrizes, que nos ajudariam a desenhar o rosto da mãe.
Colocamos pontos em determinados partes das dobras da folha, e traçamos as linhas, com lápis de carvão fino.
Depois, com lápis de cera, ou com giz e água, fizemos o resto. Demos especial ênfase às grossa sobrancelhas, tão carateristicas da Frida e ao seu cabelo apanhado e decorado com flores e outros elementos.
Transformamos as nossa mãe em "Fridas". Querem ver?
Outros de nós, preferimos fazer o retrato da nossa mãe, inspirado na "Mãe fofa - Ode a Picasso". E fizemos assim.
Achamos que as nossas mães vão gostar. Amanhã, quando vierem tomar connosco o "Pequeno Almoço" já nos dizem. Então...até amanhã!
3 comentários:
Muito lindas, as pinturas, as mães vão adorar! Mil beijinhos,
Leonor, Galega Encarnada
Obrigada Leonor. Pelo comentário...pela visita!
Beijinhos Triquiteiros
Eu cá acho que as mamãs triquiteiras vão gostar muito dos retratos
(só das sobrancelhas é que não sei, he he he ;-)
Bom pequeno-almoço!
Enviar um comentário