Então como é?Como é que está o tempo? Vamos lá observar...... Está chuva, está chuva, o dia está de chuva!
A canção da nossa amiga Alda diz-nos que está de chuva, e realmente, o "que está a dar" por aqui, é chuva, chuva e mais chuva.
A canção também diz " Vamos lá observar, com muita atenção", e nós fazemos isso constantemente, (é impossível não o fazer) porque a chuva é um pingue pingue constante nas vidraças da nossa sala.
Então, pegamos no "vamos lá observar" desta música tão bonita, e decidimos investigar... Decidimos fazer chuva cá dentro, para ficar em sintonia com o que se passa lá fora, e enquanto o fazíamos, íamos também aprendendo a nova canção, e desconstruindo-a, transportando-a para a experiência!
Desta vez, foram os nossos amigos de três anos que experimentaram e nos explicaram como se fazia esta experiência, com água quente, gelo, taça de vidro, e um copo.
O Gabriel, deitou a água quente numa taça de vidro, e a Mimi, colocou no meio um copo, que iria servir de "medidor" de chuva, ou seja, um pluviometro. (Mais uma palavra nova)
A Isabel e a Helena trataram do gelo que embrulharam em papel de alumínio.
E colocaram em cima do copo,(pluviometro), deixando repousar por umas horas!
Nesse intervalo de tempo, alguns de nós iam lá espreitar e observar o que estava a acontecer.
Mais tarde, coube ao Gabriel, verificar qual a quantidade de "chuva" que se tinha caído no pluviometro, e explicar o que tinha acontecido, e a Ana Luísa também quis dar uma ajuda.
Explicaram que o gelo em contacto com a água quente, começa a derreter e transforma-se em água. É o que acontece com as nuvens e a chuva.
A Gabriela, também não descansou, enquanto não explicou também este fenómeno...querem ver?
É assim na ação, e sobre a ação, que vamos construindo o nosso conhecimento,como refere a brochura da Dgidc (2009) "Despertar para a ciência", na pág.12 " As aprendizagens que a criança realiza nestas circunstâncias decorrem normalmente das ações, da manipulação que faz dos objetos que têm á sua disposição, sendo por isso do tipo causa efeito (...) Ora, é durante as observações que realiza nas ações que desenvolve, acompanhada ou autonomamente, que começa a formar as suas próprias ideias sobre os fenómenos que a rodeiam, sejam eles naturais ou induzidos. Por exemplo, a criança pode questionar-se por que razão nuns dias chove e noutros não (...)"
4 comentários:
Extremamente pertinente e educativo! Gostei imenso de vos visitar e de verificar como são atentos e muito observadores. Parabéns amiguinhos!
Laura e piratinhasnoi.blogspot.com
Estas sintonias vão ter que ter uma explicação... mais cedo ou mais tarde ;-)
Se estivéssemos a trabalhar lado a lado era o máximo!
Já é tão bom de ver alguém que entende a educação como nós e a coloca em prática tal como procuramos fazer... quanto mais quando está a debruçar-se sobre os mesmos assuntos (quase) ao mesmo tempo!
Na semana que passou nasceu na Sala Fixe uma "situação-problema-questão-curiosidade" ampliável em formato de projeto, que vamos continuar na próxima e esta, tal como a anteriormente postada, são duas das experiências integradas na nossa planificação, entre outras!
Podemos acompanhar-nos mutuamente e partilhar as nossas descobertas, atividades e recursos sobre a água?
Beijinhos fixes para os triquiteiros, companheiros de descobertas!
Olá Laura. Obrigada pela visita e pelo comentário. Nós também vamos seguindo os Piratinhas. Beijinhos para vocês.
Olá Juca. Também acho que se trabalhássemos lado a lado seria muito bom, primeiro porque falamos a mesma linguagem, e segundo, porque comungamos da mesma gramática pedagógica. Como não estamos ao lado uma a da outra, vamos acompanhando-nos assim...via blogues, e não só! Claro que podemos partilhar os recursos, as atividades etc...é uma mais valia. Quem sabe ainda pomos em contacto Triquiteiros e Fixes, via Skipe! Beijinhos Triquiteiros para ti e para os fixes. :)
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