A conversa sobre a visita à Quinta dos Pentieiros, fez-nos (re)lembrar o conto "O quintal do Sr. Juvenal", do nosso amigo Hélder Magalhães, e desta vez, procurar com muita atenção as rimas. Este conto é rico em particularidades sonoras/rimas, o que constitui um excelente exercício de consciência fonológica, o que por sua vez, constitui um dos domínios fortes da literacia emergente em educação pré escolar.
A sensibilidade para a descoberta dos sons da língua, é fundamental para a criança perceber e manipular a estrutura fonológica da palavra, e perceber que a palavra é composta por pequenas unidades de sons, a que chamamos fonemas. Desta forma, a criança estabelecerá relações entre a linguagem oral e a impressa, o que é determinante para a aquisição da leitura e da escrita.
Do conto acima referido, e em jeito de jogo de literacia,(descobrindo as rimas) de uma forma lúdica, conseguimos ter um conjunto de experiências e interações com a leitura e a escrita propriamente ditas, conforme podemos verificar pelos registos que deixamos.
És mesmo cabeça de abóbora, virou-se a cabaça para a abobrinha, enquanto o pimento ficava verde de tanta erva daninha
O pepino perdeu o tino e pôs-se a tocar o violino em cima do telhado
Alto lá com o barulho, decretou a ervilha coberta de gorgulho
Uma zaragata entre uma batata e um tomate
As cebolas juntaram-se e foi um coro de choro
A cenoura estremeceu de medo. Pum!,
A melancia ria, ria, ria.
Todavia, uma lentilha a mascar pastilha fez um balão, que foi rebentar em cima do melão.
Como refere Roskos (2004), a ligação da literacia ao jogo é uma das formas mais eficazes de fazer com que as atividades façam sentido e sejam agradáveis de realizar pelas crianças.
Na verdade, como referem Inês Gomes, Nelson Lima Santos (2004), "A literacia emergente não pretende ensinar a ler ou a escrever, nem levar a criança a alcançar os padrões de literacia adulta, pois, para além de desenvolvimentalmente ser inadequado, poderá ser contraproducente e prejudicial para a criança, levando-a a associar a linguagem escrita ao fracasso. Pelo contrário, a literacia emergente enfatiza a aquisição natural de competências, capacidades, conhecimentos e atitudes, incentivando o gosto pelos livros, o interesse pela linguagem escrita e o estabelecimento de interacções positivas entre crianças e adultos."
1 comentários:
É um privilégio ser assim valorizado ao nível dos conteúdos analisados. Muito obrigado! Abraço-vos.
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