A tendência do nosso sistema educativo é
conceder a máxima amplitude ao ensino tradicional, quer na forma como se
organiza centralmente quer através do que estipula em termos do currículo que
se mantém uniformizador.
A
escola geralmente impõem ao seu público um currículo standard, “uniforme pronto-a-vestir de
tamanho único” de que fala João Formosinho (1987). Mas, a criança é um ser
dotado de identidade e singularidade, possuindo desejos, afetos e desafetos,
descobertos e vivenciados durante seu processo de crescimento e desenvolvimento
(cognitivo, psicossocial e afetivo).
Como nos diz o poeta António Gedeão” Não
há duas folhas iguais em toda a criação”, assim como não há dois seres humanos
iguais. A criança é um ser em constante aprendizagem e ajudá-la a
conhecer-se melhor, a construir a sua identidade como ser humano, é o nosso
dever enquanto educadores.
Como ser único devem ser respeitadas as
suas capacidades, os seus saberes, as suas atitudes, partilhando a premissa de
que CADA CRIANÇA É UM SER ÚNICO E
INDIVIDUAL…
É desta forma que pensamos a criança, como ser ativo e
participativo. Que tem vontades, desejos e gostos próprios. Desta maneira, se
viveu o tempo de preparação do presente de Páscoa para os pais. Em
"modo alvoroço" e com intensidade nos últimos dias do segundo período
na sala dos Triquiteiros, conforme já foi referido no post:
Os Triquiteiros deitaram mãos à obra, e um verdadeiro
atelier de artes plásticas foi montado na área de projetos. Aproveitando
material reciclado, como pacotes de leite, garrafas, copos, caixas de ovos e
outros, fizeram-se os presentes, onde o pintar, cortar, colar, picotar,
(a motricidade fina, foi deveras trabalhada) fazer pompons etc, fizeram parte do
dia a dia deste grupo, como mostra o slideshow abaixo.
No final, as produções foram estas...à Triquiteiro!
Boa Páscoa!!!
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