A atividade consistia em construir um porquinho mealheiro (já que atendendo às
circunstâncias em que vivemos atualmente, é fundamental incutir nas crianças o
espírito da poupança), recorrendo à utilização de vários materiais reutilizáveis
e decorá-lo com as cores da bandeira de um dos países europeus.
Ao delinearmos um projeto de trabalho a desenvolver com um grupo de
crianças, é impossível não refletirmos sobre a nossa filosofia educativa, ou
seja questionarmos sobre porque fazemos isto, ou aquilo desta forma, porque
seguimos este caminho e não o outro. Essa opção educativa dependente em muito
daquilo que somos hoje como pessoas, das nossas experiências e da forma como
nos projetamos para o futuro.
Procurando o
significado da palavra “ FILOSOFIA”, o dicionário define como” amor
pelo saber e pela ciência” e ainda como “ um sistema particular de
princípios para conduzir a vida”. Também nós, enquanto profissionais de
educação nos regemos por um conjunto de princípios que nos conduzem
na procura constante de escolhas e decisões educativas cada vez mais
coerentes e comprometedoras para com as crianças.
Trabalhar em projeto é trabalhar dentro de uma
metodologia ativa, onde todos os alunos são construtores do seu saber,
desenvolvem capacidades investigativas, compreendem relações dialógicas entre
teoria e prática, desenvolvem o espírito democrático em trabalho de
grupo, desenvolvem a criatividade e a autonomia, resolvem e contextualizam
socialmente os problemas.
Assim, só faria sentido
construirmos um porquinho mealheiro que se inserisse dentro de um dos projetos
da sala… e isso era possível.
Convidamos a Joana, (é sempre bom recebermos a
animadora sócio educativa da escola) para nos dar uma ajudinha neste
processo. Iniciou a sua demonstração, dizendo como teriam que rasgar o papel de
jornal, em tiras na vertical, para estas saírem perfeitas.
Depois a cola, tinha que ser da branca,
e ficar assim um pouco liquida.
Encher um balão, colocar a cola e depois
as tiras de papel por cima da cola.
O grupo que tinha mostrado interesse na atividade meteu mãos à obra, e começou por rasgar o papel de jornal.
Colar no balão.
E deixar secar durante uma semana.
Quando estava pronto para pintar,
procedeu-se à escolha do país da Europa que ficaria representado no porquinho.
Passeou-se pelo globo, visitou-se os
países dos cinco continentes, assentou-se arraiais na Europa, e verificou-se que os
Triquiteiros conheciam bem quer a França de Monet, quer a Espanha de Miró. A
escolha recaiu em Espanha e em Miró.
Depois, foi só visualizar algumas
pinturas de Miró, relembrar as cores principais e pintar.
Os restantes materiais que deram forma
ao porquinho, foram as rolhas de cortiça para as “pernas” do porco (pintadas de
vermelho e amarelo), os botões para os olhos, a rolha da garrafa da água para o
nariz, , e pasta de enchimento colorido para as
orelhas. Isto tudo foi colado com cola quente
pela professora, porque era perigoso para os Triquiteiros.
Deram-se os retoques finais.
E o resultado foi este. Um porquinho
mealheiro colorido, para dar mais vida à poupança do cinzento diário de um país
em crise.
Está em exposição na Escola Secundária
de Vizela, junto com muitos outros porquinhos mealheiros alusivos a vários países
europeus. Os Triquiteiros esperam que gostem…é que eles adoraram fazer o seu
porquinho mealheiro à Miró. Não tem a bandeira de Espanha...mas Miró é Espanha. É bom ser criativo, "aprender" de forma significativa e eficaz...assumir ruturas.
“Projeto é a afirmação do ser humano pela acção”, crianças em projeto são, “autoras de si próprias”( Sartre, 1960 )
“Projeto é a afirmação do ser humano pela acção”, crianças em projeto são, “autoras de si próprias”( Sartre, 1960 )
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