De entre os
fatores tidos como cruciais no processo de aquisição da linguagem, quer em
termos do desenvolvimento da linguagem oral, quer da apropriação da linguagem
escrita, destaca-se a promoção da consciência linguística (Adams, 1994).
Na educação
pré-escolar várias são as dimensões de consciência linguística que podemos identificar,
desde o nível fonológico ao sintático, passando pelo nível da palavra.
Ao nível da
consciência fonológica, o entendimento de que as palavras são feitas dá à
criança a capacidade de reconhecer rimas e de identificar, reconstruir, segmentar
e manipular os sons nas palavras faladas.
Os jogos de
linguagem são ótimas estratégias para potenciar o desenvolvimento da linguagem
em geral e da consciência fonológica em particular. Nestes jogos, as lengalengas,
as rimas infantis, os contos rimados e canções rimadas desempenham um papel de
relevo, como a canção dos nomes dos Triquiteiros, (que adotamos) articulados
com os números.
BATI À PORTA DO Nº 1 E VI
A LEONOR E A MARGARIDA
A DANÇAR COM UM PERÚ
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 2 E VI
O MARTIM E O ADEMAR
A DANÇAR COM OS BOIS
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 3 E VI
O FRANCISCO E O MIGUEL
A JOGAR XADREZ
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 4 E VI
O AFONSO E O HUGO
A DANÇAR COM UM PATO
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 5 E VI
A SOFIA E
A INÊS
A PÔR UM BRINCO
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 6 E VI
A MARIA E O RODIGO
A DANÇAR COM OS REIS
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 7 E VI
AS LARAS E A GABRIELA
A ANDAR DE TROTINETE
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 8 E VI
A ANA JOÃO E A JOANA
A COMER UM BISCOITO
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 9 E VI
O NUNO E O RODRIGO
A PÔR UM BIGODE.
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 10 E VI
A ANA LUÍSA E O GABRIEL
A LAVAR OS PÉS.
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 11 E VI
A ANA MARGARIDA E A PAULA
A TRABALHAR PARA O BRONZE
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
BATI À PORTA DO Nº 12 E VI
O HENRIQUE E O JOÃO
Á ESPERA QUE A MOSCA POISE
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.
(Adoram cantar isto... E como rima!)
Aqui todos os
versos terminam na mesma rima (versos monorrimos) e, por isso, é fácil de
identificar pelas crianças, e estas começam a perceber não só a estrutura segmental
da linguagem oral,como o analisar a língua nos seus constituintes sonoros.
1 comentários:
estão lindas as rimas, agora percebi porque é que a Lara dizia mãe olha como rima o Rodrigo doe-te o umbigo,o bruna pareces uma espuma o tomás andas para a frente e para trás etc é porque aprendeu a fazer rimas gostei bjs.
Enviar um comentário