Triquicibernautas

25/11/2012


De entre os fatores tidos como cruciais no processo de aquisição da linguagem, quer em termos do desenvolvimento da linguagem oral, quer da apropriação da linguagem escrita, destaca-se a promoção da consciência linguística (Adams, 1994).
Na educação pré-escolar várias são as dimensões de consciência linguística que podemos identificar, desde o nível fonológico ao sintático, passando pelo nível da palavra.
Ao nível da consciência fonológica, o entendimento de que as palavras são feitas dá à criança a capacidade de reconhecer rimas e de identificar, reconstruir, segmentar e manipular os sons nas palavras faladas.
Os jogos de linguagem são ótimas estratégias para potenciar o desenvolvimento da linguagem em geral e da consciência fonológica em particular. Nestes jogos, as lengalengas, as rimas infantis, os contos rimados e canções rimadas desempenham um papel de relevo, como a canção dos nomes dos Triquiteiros, (que adotamos) articulados com os números.



BATI À PORTA DO Nº 1 E VI
LEONOR E A MARGARIDA
A DANÇAR COM UM PERÚ
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 2 E VI
MARTIM E O ADEMAR
A DANÇAR COM OS BOIS
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 3 E VI
FRANCISCO E O MIGUEL
A JOGAR XADREZ
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 4 E VI
AFONSO E O HUGO
A DANÇAR COM UM PATO
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 5 E VI
A SOFIA E A INÊS
A PÔR UM BRINCO
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 6 E VI
MARIA E O RODIGO
A DANÇAR COM OS REIS
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 7 E VI
AS LARAS E A GABRIELA
A ANDAR DE TROTINETE
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 8 E VI
ANA JOÃO E A JOANA
A COMER UM BISCOITO
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 9 E VI
NUNO E O RODRIGO
A PÔR UM BIGODE.
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 10 E VI
ANA LUÍSA E O GABRIEL
A LAVAR OS PÉS.
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 11 E VI
A  ANA MARGARIDA E A PAULA
A TRABALHAR PARA O BRONZE
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

BATI À PORTA DO Nº 12 E VI
O  HENRIQUE  E O JOÃO
Á ESPERA QUE A MOSCA POISE
AI QUE LOUCURA, QUE LOUCURA, QUE LOUCURA.

(Adoram cantar isto... E como rima!)


Aqui todos os versos terminam na mesma rima (versos monorrimos) e, por isso, é fácil de identificar pelas crianças, e estas começam a perceber não só a estrutura segmental da linguagem oral,como o  analisar a língua nos seus constituintes sonoros.



1 comentários:

Unknown disse...

estão lindas as rimas, agora percebi porque é que a Lara dizia mãe olha como rima o Rodrigo doe-te o umbigo,o bruna pareces uma espuma o tomás andas para a frente e para trás etc é porque aprendeu a fazer rimas gostei bjs.

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