Esta semana, a responsabilidade da Leonor e do João Pedro, é a de tratar das plantas, dar de comer aos animais da sala e regar a horta. Foi o que fizeram logo pela manhã.
Os dias de calor que se têm feito sentir ultimamente, fazem com que o tempo passado no exterior seja maior, e que estejam mais tempo em contacto com o meio ambiente. Passam muito tempo à volta da horta, na descoberta de pequenos animais (insetos e outros), plantas novas etc. Hoje descobriram escaravelhos, e lá pegaram na lupa para analisar ao pormenor estes bichinhos.
A criança é por natureza curiosa... é um cidadão cientifico e interventivo, ativo. Se tiver as questões cientificas como práticas regulares, é capaz de fazer reflexões, construir conhecimento descobrindo o mundo que a rodeia, fazendo observação.
O educador deve ser um "provocador" que promove situações em que as crianças são levadas a experimentar e ao mesmo tempo, um mediador, apoiando as crianças na explicitação do que fazem e ajudando-as a clarificar situações menos claras, e ao mesmo tempo, permitir que cada criança se aproprie de forma mais consistente dos conceitos construídos.
Foi o que fizeram também com o caracol encontrado no exterior...
Durante todo o dia, foram construindo conhecimento sobre este animal, observando-o!
Os Triquiteiros foram cientificamente competentes, o que permitiu estabelecer mecanismos cognitivos que são fundamentais para a construção do conhecimento.
0 comentários:
Enviar um comentário